Olha! Recife oferece último roteiro assombrado do ano
O Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer, realiza neste fim de semana o último roteiro mal assombrado do ano. O passeio será excepcionalmente realizado em parceria com o Cais do Sertão e encerra um mês de programação que o museu dedicou ao tema Lendas Fantásticas do Cais ao Sertão.
Entre as histórias aterrorizantes do imaginário sertanejo que serão visitadas no roteiro estão: o destemido Cabeleira, o aterrorizante Negro D'água e a sedutora Mulher da Sombrinha. Do museu, o roteiro e suas assombrações rumam para a Torre Malakoff, Casa da Cultura e Praça Chora Menino. O passeio será realizado no sábado (28), a partir das 17h, com saída da Praça do Arsenal.
Também no sábado, o Olha! Recife no Rio sairá do Cais das Cinco Pontas e atravessará toda a área portuária, de ponte em ponte, para contornar a Ilha do Recife Antigo. O catamarã, que sai às 9h, do Catamarã Tours, passará pelo Iate Clube de Pernambuco, antiga Casa de Banhos e pela barreira natural de arrecifes que protege o Porto. No caminho, muito mais emoções e belas paisagens: o encontro do Capibaribe com o Beberibe, os palácios e sobrados da Rua Aurora, o voo das garças no manguezal e o vai e vem da cidade que sempre tem pressa.
No domingo (29), vai ter caminhada dedicada ao bairro da Madalena. O Olha! Recife a Pé sairá, às 9h, do Mercado da Madalena, construção de 1925, que era, a princípio, chamado de Mercado do Bacurau, porque só funcionava à noite. De lá, o passeio segue pela Real da Torre, onde será contemplado o Museu da Abolição. Estão ainda no roteiro: o Clube Internacional do Recife; a Praça Euclides da Cunha, projeto de Burle Marx; os casarões dos barões de açúcar, do século XIX; a Pensão Lady, glamourosa opção de hospedagem do Recife de outrora; e a sala Baltazar da Câmara, no Centro Cultural Benfica. A última parada será na Praça da Bandeira.
O roteiro de bicicleta, também no domingo, a partir das 9h, vai refazer os caminhos de Joaquim da Silva Rabelo, o Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo ou, simplesmente, Frei Caneca. Nascido em 1779 e célebre articulador da Revolução Pernambucana (1817) e da Confederação do Equador (1824), ele será lembrado no roteiro que começa no Palácio Frei Caneca, e segue para a Praça General Abreu e Lima, onde um mural de azulejos narra as revoluções de que participou; de lá para o Arquivo Público, antiga cadeia onde foi preso; Basílica Nossa Senhora do Carmo, onde ordenou-se; Casa da Cultura, que também tem mural dedicado a ele; e o Paredão Frei Caneca, onde o religioso foi arcabuzado em 1825.
Os interessados em qualquer um dos roteiros devem fazer a inscrição no site www.olharecife.com.br nesta sexta (27), a partir das 9h. Todos os passeios são gratuitos. Os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.
Serviço
Olha! Recife de Ônibus
Tema: Recife Mal Assombrado
Quando: Sábado (28), às 17h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas
Olha! Recife no Rio
Tema: Volta à Ilha
Quando: Sábado (28), às 9h
Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours
Olha! Recife Pedalando
Tema: Frei Caneca
Quando: Domingo (29), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas
Olha! Recife a Pé
Tema: Madalena
Quando:Domingo (29), às 9h
Saída: Mercado da Madalena - Entrada Principal