NOTÍCIAS

Esportes | 07.11.11 - 09h20

6º Encontro Pré-Esporte do Mangue agitou o Ibura

Durante os dois dias foram oferecidas oficinas e vivências, além de shows musicais

Por Pedro Oliveira

Neste final de semana, a Prefeitura do Recife realizou a última etapa de preparação para o Encontro Municipal do Esporte do Mangue, previsto para o início de 2012. O 6º pré-encontro aconteceu neste sábado (05) e no domingo (06), na UR-01, bairro do Ibura, que recebeu oficinas esportivas e culturais, torneios de skate, break e futsal, além de shows musicais. Cerca de 300 pessoas participaram.

O Esporte do Mangue tem como objetivo mobilizar a juventude da capital pernambucana para debater as problemáticas do segmento e participar da construção do encontro municipal. Foram realizadas etapas preparatórias em todas as RPAS, totalizando a participação de cerca de 1.500 pessoas. “Acho que conseguimos atingir a meta de que diversas juventudes, de vários bairros pudessem dar a sua contribuição neste espaço, mas ainda não terminou. Teremos ainda um grande encontro de avaliação destes pré-encontros onde os jovens poderão dar as suas propostas para a Prefeitura”, disse Rei Moura, diretor de esporte e juventude do Geraldão.

Durante os dois dias foram oferecidas oficinas e vivências de circo, slackline, parkour, jogos populares, capoeira e ainda penteado afro. Além disso, foram disputados torneios classificatórios de break e skate, na categoria mirim. “Achei muito legal o Esporte do Mangue. Colocaram estas rampas de skate novas e a gente aprendeu novas manobras”, falou Gabriel Victor, 11 anos, um dos competidores.

Durante os pré-encontros realizados na Rua da Aurora, Alto de Sta Terezinha, Praça do Trabalho (Casa Amarela), Praça do Poeta (Caxangá) e CSU Bido Krause (Totó), o Esporte do Mangue também abriu espaço para 60 bandas alternativas, a maioria com trabalho autoral. “Acho importante que se tenham espaços como esse porque são muitas bandas na cidade e todas querendo mostrar seu trabalho. Além disso, esse evento aqui na UR-01 é mais uma ação de descentralização da cultura”, elogiou Diogo Loureiro, baixista da banda Pois Zé, uma das bandas que se apresentou no Ibura.

Projeto - O Esporte do Mangue consiste num grande canal de diálogo da Prefeitura com a juventude da cidade, onde o jovem é encarado como sujeito de direito e não como problema social. O Projeto proporcionou o protagonismo de várias tribos juvenis do Recife, como as turmas do Skate, Patins, BMX, Hip Hop e das bandas underground, que encontraram no Esporte do Mangue um espaço potencial para por em prática suas propostas para a cidade, para o esporte e lazer da juventude.

O projeto está ainda mais fortalecido após o convênio entre a Prefeitura do Recife e os ministérios do esporte e da justiça, que através do PELC/Pronasci, possibilitou o crescimento e a qualificação das ações.