PCR seleciona alfabetizadores voluntários para o Programa Lição de Vida
Os interessados em alfabetizar jovens, adultos e idosos podem se inscrever até o dia 10. Será concedida uma bolsa para ajuda de custo
A Prefeitura do Recife está com seleção aberta para 120 alfabetizadores que tenham interesse em trabalhar voluntariamente com jovens, adultos e idosos que não sabem ler e escrever. As inscrições do processo seletivo para alfabetizadores voluntários do Programa Lição de Vida/Brasil Alfabetizado estão abertas até o próximo dia 10. O programa faz parte de uma parceria da Secretaria de Educação do Recife com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de garantir o acesso à primeira etapa da alfabetização para jovens, adultos e idosos recifenses não escolarizados, que tenham 15 anos ou mais.
São 100 vagas para alfabetizadores e 20 para alfabetizadores-coordenadores, que, preferencialmente, devem ser professores da rede pública. Para os primeiros, é necessário ter, no mínimo, certificado de conclusão de nível médio. Já para as vagas de alfabetizador-coordenador é preciso ter nível superior em Educação (já concluído ou em curso), ou formação superior em qualquer curso de graduação, com comprovação de experiência em educação, sobretudo de jovens e adultos. Os voluntários terão direito a um bolsa para ajuda de custo, que varia de R$ 400 a R$ 800.
O processo seletivo inclui análise de currículo, realização de prova com questões dissertativas e frequência à formação inicial. Os selecionados atuarão de fevereiro a outubro de 2016, com carga horária de 10 horas-aula semanais, em horários de acordo com a necessidade da população inscrita.
As inscrições devem ser feitas na Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Deja), no 2º andar do bloco A do Centro Administrativo Pedagógico (CAP). O CAP fica na Rua Frei Matias Tevis, s/n, Ilha do Leite. Para mais esclarecimentos, os candidatos podem ligar para o 3355-5960, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 20h.
PROGRAMA - As aulas do Lição de Vida acontecem em escolas municipais, igrejas, associações comunitárias e outros espaços cedidos por parceiros da Secretaria de Educação. Os estudantes têm duas horas diárias de aula, de segunda a sexta-feira, ao longo de oito meses.
Em 2014/2015, 77 alfabetizadores e 14 coordenadores levaram o programa a 77 turmas espalhadas pelos bairros do Recife. Aproximadamente 1.500 jovens e adultos foram alfabetizados no curso. O Lição de Vida proporciona uma primeira etapa da alfabetização. Depois os estudantes são matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para seguir com os estudos equivalentes ao Ensino Fundamental. O programa é financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem como missão combater o analfabetismo.