NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 15.12.15 - 10h16

Prefeitura forma três mil pessoas em cursos profissionalizantes

img_alt

Os concluintes dos cursos receberam os certificados na tarde desta segunda (14) das mãos do prefeito Geraldo Julio. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

 

Três mil recifenses vão poder contar com uma oportunidade diferente no futuro. Este número corresponde aos recém formados que fazem parte de mais uma turma de concluintes dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura do Recife, que receberam seus certificados das mãos do prefeito Geraldo Julio no final da tarde desta segunda-feira (14). O evento, que ocorreu no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, contou também com uma exposição de trabalhos e produtos feitos pelos estudantes, além de apresentação cultural.

"Esta é uma grande conquista, e mostra que cada vez mais os cursos estão se tornando atrativos e que estamos no caminho certo, investindo também na formação voltada para o mercado de trabalho, gerando oportunidade de um futuro melhor para toda essa gente"

"Três mil pessoas que se formam aqui nos cursos que oferecemos. Conseguimos diminuir muito a desistência, que era de mais da metade, e esse ano conseguimos formar 9 em cada 10 pessoas que ingressavam nos cursos. Esta é uma grande conquista, e mostra que cada vez mais os cursos estão se tornando atrativos e que estamos no caminho certo, investindo também na formação voltada para o mercado de trabalho, gerando oportunidade de um futuro melhor para toda essa gente", declarou o prefeito Geraldo Julio.

Formada por 17 escolas, a rede profissionalizante do Recife oferece, a cada semestre, cerca de 4 mil vagas para 50 cursos gratuitos. As aulas são das áreas mais diversas de atuação e têm três meses de duração. De acordo com Maria de Fátima Barros, uma das formandas, passar pela experiência é uma oportunidade de crescimento e de inserção no mercado de trabalho.

"Eu tenho 44 anos, e fiz um curso de atendimento administrativo, que vai me permitir ter um trabalho digno. Foi maravilhoso, agradeço muito por ter tido essa chance, principalmente por também permitir que nós, que temos deficiência intelectual, possamos tentar uma vaga no mercado de trabalho. Estou muito feliz, foi um desafio muito grande, mas estou aqui, aprendi muito, e desejo que venha um novo ano repleto de oportunidades para a gente", disse Maria de Fátima, que foi uma das alunas da Associação Pestalozzi do Recife, que é voltada para pessoas com deficiência intelectual e que também realizou uma apresentação de pastoril na abertura do evento.

No evento, os alunos também puderam expor os produtos que confeccionaram durante os cursos, além de fazerem uma mostra de habilidades desenvolvidas. A exposição ocupou estandes e barracas distribuídas numa área de cerca de 10 mil metros quadrados do Centro de Convenções. Os produtos eram uma mostra de trabalhos dos diversos cursos, como artes, cabeleireiro, corte e costura, confeitaria, culinária, doces e salgados, entre outros, que estavam sendo comercializados na ocasião.

"Uma boa quantidade dessas pessoas já saem empregadas, e outras vão empreender e montar o seu próprio negócio. Oferecemos cursos de línguas, na área de indústria, confeitaria, corte e costura, cabelo, etc. Foi muito importante, nesse momento de crise, abrir oportunidade para essas pessoas e jogar no mercado essas pessoas qualificadas,  com uma nova profissão. Este é um momento de alegria, onde só temos de comemorar esses frutos que estamos colhendo", explicou o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora.