NOTÍCIAS

Cultura | 15.12.15 - 13h35

Orquestra Sinfônica do Recife encerra temporada 2015 nesta quarta-feira, 16

img_alt

Concerto é aberto ao público e traz composições de Beethoven e de Marlos Nobre (Foto: Inaldo Menezes/ArquivoPCR)

 

Os amantes da boa música e que passaram o ano de 2015 acompanhando os concertos da Orquestra Sinfônica do Recife terão nesta quarta-feira (16), a última oportunidade de conferir de pertinho os grandes clássicos. O 10º Concerto Oficial da Temporada 2015 encerra as apresentações da OSR este ano e traz no repertório composições do grande mestre Ludwig van Beethoven e do regente da orquestra, Marlos Nobre. A apresentação começa às 20h, no Teatro de Santa Isabel, no Recife, e tem entrada franca ao público.

A noite abre com a Passacalia, criação de Marlos Nobre que data de 1977. A peça é dedicada aos maestros Gustavo Dudamel e José Antonio Abreu, e à Orquestra Sinfônica Simón Bolivar da Venezuela. Passacalia é uma forma secular de variações baseadas em um tema único que se repete quase inalterável nos graves da orquestra e sobre o qual o compositor cria livremente uma série de variantes e de ampliações sonoras, de acordo com sua fantasia. Na obra a ser executada ritmos brasileiros e mundiais se misturam de forma harmônica. 

Em seguida, o público terá a oportunidade de conferir a Sinfonia nº 7 em Lá Maior, de Beethoven. Ela começou a ser escrita em 1811, enquanto o compositor realiza tratamento de saúde na cidade termal de Teplice, na Boêmia (hoje República Tcheca), tendo sido finalizada no ano seguinte. Composta em quatro movimentos, alguns a analisam como uma peça que celebra a vida com muito otimismo, apesar de ter sido composta num momento delicado de saúde do autor. 

Os ingressos para o 10º Concerto Oficial da Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica do Recife podem ser retirados na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, a partir das 19h.

 

Serviço:

10º Concerto Oficial da Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica do Recife

Quando: quarta-feira, dia 16 de dezembro

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, bairro de Santo Antônio

Entrada Franca

Informações: 3355.3324