NOTÍCIAS

Saúde | 15.12.15 - 20h45

600 profissionais da Atenção Básica são capacitados para atender gestantes e bebês com microcefalia

img_alt

Médicos, enfermeiros, equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e pré-natalistas participam do treinamento. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Até esta quarta-feria (16), 600 profissionais da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Recife serão capacitados para dar assistência a gestantes e bebês que nascem com microcefalia. A iniciativa é uma das estratégias do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti da Prefeitura do Recife e começou nesta terça (15), no auditório da Perpart, no bairro do Cordeiro, com a participação de 300 profissionais. 

Hoje, médicos, enfermeiros, equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e pré-natalistas de risco habitual (que não é de alto risco) da rede participaram. A coordenadora da Saúde da Mulher do distrito sanitário 2, Daniele Tavares, aprovou a iniciativa. "Um assunto dessa importância precisa ser debatido. É fundamental que as informações cheguem para o profissional que atua na ponta, que por sua vez passará o conhecimento e esclarecimentos para os usuários da rede", avaliou a enfermeira. 

" Esse é um momento de convocação para unir forças e unificar as informações. Os profissionais da linha de frente que estão presentes nessa capacitação são muito importantes para que as orientações sejam colocadas em prática", afirmou Zelma Pessoa, gerente geral de Políticas Estratégicas do Recife. A capacitação abordou o acompanhamento e o apoio psicológico às gestantes e seus bebês. "É essencial que todos entendam os protocolos de atendimento e tenham sensibilidade para tratar sobre o assunto", concluiu.