Diretores de escolas recebem respostas da Prefeitura do Recife no Educação Participa
A Secretaria de Educação do Recife realiza, durante toda esta semana, a segunda fase do Educação Participa - momento em que os secretários-executivos dão resposta aos pedidos feitos pelos gestores das escolas e creches municipais na primeira fase do encontro, em novembro. Da última segunda (14) até a próxima quinta-feira (17), todos os gestores das cerca de 300 unidades de ensino municipais participam das discussões na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena. Inspirado no modelo do Recife Participa, o Educação Participa garante uma interlocução mais direta da comunidade escolar com as Secretarias.
Nesta terça-feira (15), segundo dia da devolutiva do Educação Participa, o secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, destacou a importância do encontro e a seriedade do processo. "Estamos respondendo cada uma das propostas e solicitações feitas pelas escolas. Com relação à tecnologia, posso dizer que praticamente todos os pedidos foram acatados”, disse o professor Francisco.
Segundo a secretaria-executiva de Gestão da Rede, Rossana Albuquerque, as melhorias solicitadas pelos diretores e aprovadas pela Secretaria vão otimizar o trabalho e o contato com as unidades de ensino. “Tenho mais de 50 retornos para dar. Com todas essas ações postas em prática em 2016, tudo funcionará melhor. Através do Educação Participa, nosso feedback está sendo dado de forma mais rápida", avaliou a professora Rossana.
Para a dirigente da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freire, localizada no bairro de Dois Irmãos, Albenice Holanda, é importante a realização de encontros como este. “Nós, que passamos muito tempo dentro da escola, nem sempre temos acesso a todas as informações e, aqui, ficamos sabendo de tudo que precisamos, de uma vez só. A educação ocorre dentro da escola, então é muito importante a Secretaria ouvir todos que trabalham nela. Aqui eu me senti ouvida”, afirmou a gestora.
RECIFE PARTICIPA – O Recife Participa é o modelo de Participação Social da Prefeitura do Recife. Conduzido pela Secretaria de Governo e Participação Social, em parceria com todas as áreas da gestão, o programa pretende ampliar e intensificar a gestão colaborativa e o controle social no Executivo Municipal. O Recife Participa tem como princípio a participação ativa e direta da população nas decisões de governo, mantendo estruturas permanentes voltadas para a ausculta popular. Todas as participações da população são registradas em áudio e vídeo e sistematizadas pelas equipes das Secretarias de Governo e Participação Social e Planejamento e Gestão para deliberação dentro da Prefeitura do Recife.