Jardim Botânico do Recife ganha nova trilha nesta quinta (17)
Uma das trilhas do Jardim Botânico do Recife agora contará com uma trincheira onde os visitantes poderão observar a composição do solo no local. A novidade será apresentada nesta quinta-feira (17), em evento promovido em parceria com a unidade da Embrapa-Solos em Pernambuco.
O novo atrativo é resultado de uma escavação realizada semana passada pela unidade da Embrapa-Solos, para análise do sedimento em diferentes estratos do solo. As amostras estão sendo analisadas num laboratório da empresa estatal no Rio de Janeiro. O fosso tem 1,40 metro de profundidade e 2,5 m² de área de superfície.
Na quinta-feira, durante o dia inteiro, haverá no Jardim Botânico do Recife programação alusiva ao Ano Internacional dos Solos, instituído pela FAO, e ao Dia Mundial do Solo, celebrado em 5 de dezembro por iniciativa da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS, da sigla em inglês). O evento é intitulado Redescobrindo os Solos e inclui seminário, oficina e trilha
As três atividades estão limitadas a 30 vagas pela manhã, a partir das 9h, e 30 à tarde, a partir das 14h. Os interessados devem informar o nome na portaria, no momento da chegada.
O seminário será no auditório. A oficina será na Casa de Apoio do Viveiro Florestal e é destinada a crianças acima de 5 anos. No local há mesa, pias, bancadas e bebedouro. A trilha onde está incorporado o fosso como uma das atrações é a da Munguba. Os interessados em participar da trilha devem usar calça comprida e sapato fechado. A idade é acima de dez anos.
Programação
MANHÃ
9h – 11h45 - Seminário “O Solo e sua Importância nas Nossas Vidas”
9h - 9h30 - Abertura e Exibição dos vídeos “Vamos Falar sobre Solos” (Ano Internacional dos Solos) e “Aprenda Mais sobre Solos” (Embrapa Solos)
9h30 - 10h30 - Palestra 1 - O Solo e suas Múltiplas Funções - Flávio Adriano Marques (Pesquisador da Embrapa Solos - UEP Recife)
10h30 - 10h45 – Intervalo
10h45 - 11h45 - Palestra 2 – O Solo e a Paisagem na Zona Úmida Costeira de Pernambuco: Potencialidades e Limitações – José Coelho de Araújo Filho (Pesquisador da Embrapa Solos - Recife)
9h – 10h - Trilha “O Solo da Floresta”
Manoel Batista de Oliveira Neto e Carolina Volkmer de Castilho (Pesquisadores da Embrapa Solos - Recife)
9h - 10h30 – Oficina infantil “Pintando com Tinta de Solos”
Maria Sonia Lopes da Silva, Luís de França da Silva Neto, Lúcia Raquel Queiroz Pereira da Luz (Pesquisadores da Embrapa Solos - Recife) e monitores do Jardim Botânico do Recife.
TARDE
14h – 16h45 - Seminário “O Solo e sua Importância nas Nossas Vidas”
14h - 14h30 - Abertura e Exibição dos vídeos “Vamos Falar sobre Solos” (Ano Internacional dos Solos) e “Aprenda Mais sobre Solos” (Embrapa Solos)
14h30 - 15h30 - Palestra 1 - O Solo e suas Múltiplas Funções - Flávio Adriano Marques (Pesquisador da Embrapa Solos - UEP Recife)
15h30 - 15h45 – Intervalo
15h45 - 16h45 - Palestra 2 – O Solo e a Paisagem na Zona Úmida Costeira de Pernambuco: Potencialidades e Limitações – José Coelho de Araújo Filho (Pesquisador da Embrapa Solos - Recife)
14h – 15h - Trilha “O Solo da Floresta”
Manoel Batista de Oliveira Neto e Carolina Volkmer de Castilho (Pesquisadores da Embrapa Solos - Recife)
14h - 15h30 – Oficina infantil “Pintando com Tinta de Solos”
Maria Sonia Lopes da Silva, Luís de França da Silva Neto, Lúcia Raquel Queiroz Pereira da Luz (Pesquisadores da Embrapa Solos - Recife) e monitores do Jardim Botânico do Recife.
Serviço
O quê: Redescobrindo os Solos
Quando: quinta (17)
Onde: Jardim Botânico do Recife
Mais informações: 3355-0003