NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 16.12.15 - 18h22

Prefeitura habilita multiplicadores em prevenção às drogas

A meta da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas de formar mil multiplicadores por semestre foi alcançada

 

Para fortalecer a cultura de proteção ao uso e abuso de substâncias psicoativas, mais 85 pessoas receberam certificados de agentes multiplicadores em prevenção às drogas, do projeto Formação Comunitária (FOCO) da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD), nesta terça-feira (15). Assim, a meta de formar mil multiplicadores por semestre foi alcançada.  Desta vez, alunos do Centro Marista Circuito Jovem do Recife (CMCJ), em Apipucos, foram habilitados para falar sobre a temática sem barreiras. Na ocasião, a secretária da pasta, Aline Mariano, entregou à instituição o selo que reconhece municipalmente o CMCJ como espaço de prevenção às drogas. 

A Secretária Aline Mariano deixou claro que “a SECOD está de portas abertas a todos esses jovens e o Centro Marista Circuito Jovem se transforma, a partir de hoje, em um espaço de prevenção”. “Cada conquista tem trazido muita emoção para mim. Acredito em cada multiplicador e na nossa equipe. A Prefeitura do Recife está no território, nas seis RPAs, realizando um trabalho integrado para transformar a realidade social da nossa cidade. Todos nós sabemos que este enfrentamento às drogas é algo que tem que ser feito diuturnamente”, ressaltou Aline. 

Débora Thais Lima, 14 anos, que fez parte do FOCO e estuda Desenvolvimento Web, no Centro Marista Circuito Jovem, conta que “em uma das dinâmicas, em que a gente representava diversos personagens que existe na nossa cidade e os espaços dela, pudemos refletir sobre preconceito, estigmas e marcas sociais. Daí, concluímos que temos que ter um outro olhar e tentar ajudar as pessoas que estão com dificuldades. Seja aconselhando ou indicando o caminho certo”, disse. “A gente aprendeu muita coisa boa e como ajudar as pessoas em nossa volta. Nos identificamos com os professores e com os temas. Aprendemos juntos e eles vieram aprender também”, completou Henrique Almeida, 16 anos, do curso de Novas Tecnologias. O Centro Marista Circuito Jovem promove a inclusão profissional e social através das novas tecnologias de informação e comunicação para adolescentes e jovens,  em situação de vulnerabilidade e risco. Fomenta espaços de inclusão sociodigital e oferece equipamentos recondicionados.

A formação de multiplicadores na comunidade, chamada de educação entre pares, objetiva habilitar as lideranças comunitárias e instituições parceiras da secretaria para falar sobre as drogas sem barreiras. De acordo com a técnica da SECOD Karla Rodrigues, durante o curso, foi trabalhada a temática “Aspectos gerais sobre as drogas”, explicando o conceito, uso na humanidade, tipos de drogas e classificação das substâncias psicoativas. Sem esquecer de falar também sobre os  tipos de usuários e legalidade versus ilegalidade. Além de desmitificar conceitos e ressaltar o compromisso com o sigilo e respeito às singularidades. Durante a formação, mais dois módulos foram lecionados: "Prevenção às drogas e outros cuidados" e "Redução de danos e riscos, território e rede". 

MAIS FORMAÇÃO - À noite, os 40 integrantes do grupo de teatro Fábrica, que faz parte do projeto Usina Cultural, do eixo de Prevenção da SECOD receberá certificado pela Formação Comunitária (FOCO), no Teatro Apolo. No local, ainda haverá espetáculo e retrospectiva das atividades realizadas pelo grupo durante este ano.  O elenco é formado por multiplicadores em redução de danos que têm o objetivo de denunciar, educar e narrar de forma lúdica a realidade das situações do uso e abuso do crack e outras drogas.