NOTÍCIAS

Educação | 16.12.15 - 18h43

Escola Waldermar Valente realiza seu Baile do Menino Deus

img_alt

A apresentação teatral foi assistida por Ronaldo Correia de Brito, produtor e diretor do espetáculo original. (Foto: Juliana Corrêa/Cortesia)

 

Com o objetivo de estimular a criatividade dos estudantes, a Escola Municipal Waldemar Valente, localizada em Jardim São Paulo, realizou, nesta quarta-feira (16), uma apresentação teatral inspirada no Baile do Menino Deus. Além dos alunos, gestores, professores e comunidade escolar, a apresentação teatral dos alunos do 5º ano foi assistida por Ronaldo Correia Brito, criador do espetáculo original, realizada há 32 anos no Recife.

O auto de Natal que celebra o nascimento de Jesus é conduzido por Mateus, um tipo de palhaço da cultura popular nordestina. Outros personagens como a Burrinha Zabilin, a Ciganinha, o monstro Jaraguá e o coral ajudam a contar essa versão regional da história cristã. Dentro da proposta pedagógica da Escola Waldemar Valente, os professores tentaram estimular os estudantes a trabalhar a linguagem corporal e ampliar o vocabulário. “Trabalhar teatro na escola é dar oportunidade de as crianças se expressarem de inúmeros jeitos, além de poderem trabalhar seus medos, timidez e a insegurança que muitos tinham quando receberam a proposta de realizar essa apresentação”, destaca Suelly Beltrão, gestora da unidade de ensino. 

O estudante Pedro Henrique da Silva, 11 anos, disse ter gostado do desafio de interpretar Mateus. “No começo foi um pouco difícil decorar o texto, mas acabou dando tudo certo. Achei legal encenar”, disse o aluno. 

Segundo Ronaldo Correia Brito, esse espetáculo foi feito com base na cultura popular. “O Baile do Menino Deus existe há 32 anos e está cada vez mais vivo. A realização dele, em parceria com a Prefeitura do Recife, tem ajudado a manter viva essa cultura que só o Recife produz. Fico muito feliz de ver as crianças se apoderarem dessa cultura que é delas e me sinto muito honrado ao assistir a essa apresentação", afirma o diretor e roteirista do espetáculo.

BAILE DO MENINO DEUS -  A 12ª temporada do Baile do Menino Deus no Marco Zero, que faz parte da programação natalina do Recife, contará com apresentações nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, a partir das 20h. O auto de Natal escrito por Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima, com músicas de Antônio Madureira, foi encenado pela primeira vez em 1983, no Teatro Valdemar de Oliveira. O musical leva ao palco figuras típicas da cultura popular nordestina, como Mateus, Jaraguá, o bumba meu boi e os caboclinhos, todos embalados por canções originais, inspiradas nos ritmos e nas tradições da região.

A história gira em torno de uma festa e dos brincantes que seguem de casa em casa. A narrativa é conduzida por um palhaço, Mateus. Na peça, o Natal não valoriza as compras, mas sim o menino Jesus e o que ele representa, como símbolo do renascimento e da esperança.