NOTÍCIAS

Saúde | 17.12.15 - 17h22

Caminhada na Zona Norte do Recife alerta para prevenção do mosquito Aedes aegypti

img_alt

Pedestres, motoristas e moradores da área receberam orientações dos agentes da PCR. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

"A população é a grande heroína no combate ao mosquito”, disse a supervisora de campo de Vigilância Ambiental, Andrea Souza, durante a‘Caminhada Recife no Combate ao Mosquito: uma luta pela vida’ que aconteceu, na manhã desta quinta-feira (17), pelos bairros de Beberibe, Arruda e Encruzilhada, Zona Norte da cidade, após uma concentração realizada no Estadio José do Rego Maciel. A iniciativa foi da Secretaria de Saúde do Recife e contou com o apoio do Santa Cruz Futebol Clube, representantes de terreiros de matriz africana, escolas e moradores da região.

Antes de iniciar a caminhada, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, reuniu-se com o presidente do Santa Cruz, Alírio Moraes, que disponibilizou apoio do Clube à campanha que a Prefeitura do Recife está realizando contra o mosquito Aedes aegypti. "Iniciamos uma parceria com os clubes, mostrando faixa alusivas ao combate do mosquito na abertura das partidas e agora estamos intensificando a disseminação de informações sobre o controle de focos com a realização de palestras nos eventos do Clube e com a distribuição de material educativo", falou o secretário. 

Alírio Moraes elogiou a coragem da Prefeitura ao ir às ruas para mostrar a população que a situação é de risco, prestando esclarecimento sobre a real situação. "Estamos juntos nessa parceria para conscientizar a população que essa luta é de todos nós", falou o presidente do clube.

O trajeto de quase dois quilômetros pela Avenida Beberibe foi acompanhado por um mini-trio elétrico. O grupo de percussão da Unidade de Práticas Integrativas Guilherme Abath, representantes da Escola de Frevo do Recife e As Dengosas, formado por agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces), passaram mensagens educativas de forma lúdica. Durante o caminho, os asaces também distribuíram panfletos e repassaram orientações sobre como evitar os criadouros do transmissor da dengue, chikungunya e zika.