NOTÍCIAS

Cultura | 17.12.15 - 17h35

Carnavalescos entram na luta contra o Aedes aeggypti

img_alt

Representantes de 450 agremiações participaram de formação no Santa Isabel (Foto:Irandi Souza/PCR)

 

"Sou do Recife com orgulho e com saudade/ Sou do Recife com vontade de chorar/ O rio passa levando barcaça pro alto mar/ E em mim não passa essa vontade de voltar/ Recife mandou me chamar...".  Com esse trecho da música do compositor Antonio Maria, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia convocou  na manhã desta quinta-feira (17), no Teatro de Santa Isabel,  os   representantes de agremiações carnavalescas e artistas populares a se engajarem, como recifenses,  na luta contra o mosquito Aedes aegypti

"Os artistas são do povo, falam com o povo com o coração e o engajamento da classe nessa luta vai fazer a diferença na conscientização sobre o papel de todos no combate ao mosquito", avaliou o secretário de Saúde.  

Representantes de 450 agremiações participaram da ação. Eles ouviram as orientações e puderam tirar dúvidas sobre as doenças que estão sendo causadas pelo Aedes (Dengue, Chikungunya e Zika), dos modos de proliferação, e disseminação das doenças, além das formas de combate. 

 “O nosso papel enquanto Secretaria é fortalecer nos artistas o sentimento de cidadania.  Hoje o que estamos fazendo é despertar nos carnavalescos, que são formadores de opinião e multiplicadores de informação, a responsabilidade para essa guerra contra o mosquito”, disse a secretária de Cultura, Leda Alves.

Objetivo que foi alcançado. Os artistas receberam panfletos explicativos e se comprometeram a ajudar. “O combate a dengue é um questão da comunidade. Não adianta cuidar da minha casa se o meu vizinho não cuida. Temos que ter cuidado e também vigiar para diminuir os casos de doenças”, disse a diretora do Bloco Pierrot de São José, Maria Gorete. Também participaram da ação o presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha e o secretário executivo da secretaria de Cultura, Williams Sant´anna.