NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 17.12.15 - 20h41

Recife dá mais um passo na prevenção ao uso de drogas

img_alt

Na tarde desta quinta (17), o prefeito Geraldo Julio lançou o edital do Recife Previne, que vai implantar as ações Recife Previne - unidades móveis; Usina Cultural e Formação Comunitária (Foco) no município. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


 
No final da tarde desta quinta-feira (17), o prefeito Geraldo Julio lançou o edital do Projeto Recife Previne, que tem como objetivo implantar serviços no eixo de prevenção ao uso de drogas no município. A partir da iniciativa, decorrente da atuação da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife (Secod), vai ser viabilizada a implantação de três serviços do eixo de prevenção: o Recife Previne - unidades móveis; o Usina Cultural e o Formação Comunitária (Foco).

"Esse programa abre mais oportunidades para nossos jovens, com uma série de atividades, oficinas, eventos, que vão informar e orientar o jovem, para que eles tenham vivências dentro dos seus bairros, das suas comunidades, que estimulam o conhecimento, a cultura e assim afastam esses jovens do mundo das drogas. Estamos muito felizes com mais essa ação, pois a cada jovem que é resgatado uma vida é salva.Queremos construir um Recife melhor, um Recife mais seguro e proporcionar a estas pessoas um futuro melhor", declarou o prefeito Geraldo Julio.

"Queremos construir um Recife melhor, um Recife mais seguro e proporcionar a estas pessoas um futuro melhor".

Com o Recife Previne - unidades móveis, que funciona como um serviço itinerante, vão ser realizadas ações efetivas de prevenção ao uso/abuso de crack e outras drogas,  com seis unidades móveis, que vão circular por cada uma das seis Regiões Político-Administrativas do Recife. As unidades móveis vão levar ações educativas, através de metodologias artísticas e lúdicas, para vários locais da cidade, contribuindo para a promoção de direitos e qualidade de vida da população. Entre as atividades realizadas pelo Recife Previne - unidades móveis estão mostras de filmes e vídeos que abordam o tema de forma lúdica; intervenções teatrais; distribuição de folders e cartazes informativos; oficinas socioeducativas e rodas de diálogos que abordam a prevenção às drogas.

De acordo com a secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Aline Mariano, esta é uma oportunidade para pessoas e organizações que já atuam no combate às drogas formalizarem a atividade, além de um reforço nas ações de enfrentamento que são realizadas pela prefeitura do Recife: " Através do edital, as instituições, associações e pessoas que já desenvolvem trabalho voluntário na área social vão poder se candidatar para atuar junto com a Prefeitura nestas ações. Vamos priorizar as visitas com estas seis unidades móveis em espaços como áreas de difícil acesso, escolas, praças, equipamentos comunitários, academias da cidade e feiras públicas", afirmou a secretária , que completou dizendo que serão atendidas  uma média de 100 pessoas diariamente, por unidade móvel, contemplando todas as faixas etárias.

Com a ação de Formação Comunitária (Foco), vai ser possível  formar agentes multiplicadores nas seis RPAs da capital, que vão atuar como  sensibilizadores, conscientizando pessoas quanto aos riscos e agravos decorrentes das drogas, garantindo a prioridade para a convivência familiar, social e comunitária. O  Foco, que já vem sendo desenvolvido pela Secod nas comunidades, a partir do lançamento do Edital, vai ampliar os serviços, aumentando assim o número de profissionais habilitados para ministrar as formações e adquirindo material personalizado para os cursos que são ministrados.

Já o Usina Cultural, terceira ação desenvolvida pelo Edital, visa formar adolescentes e jovens de 12 a 29 anos de idade que estejam vivenciando problemas relacionados ao uso de drogas, realizando oficinas de artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, música e de redução de danos, além de atividades esportivas e montagem e apresentação musical e teatral. O Usina Cultural também está sendo executado em parceria com ONGs, coletivos e universidades e tem como meta é atender 150 usuários por semestre.