Conselho da Mulher do Recife dá posse a novas integrantes
Foram empossadas 48 conselheiras eleitas durante a 5ª Conferência Municipal da Mulher
[caption id="attachment_9518" align="alignright" width="334" caption="Fotos: Peire Garrido"][/caption]
O Conselho Municipal da Mulher do Recife realizou na tarde desta quinta-feira (10), a cerimônia de posse das novas integrantes para o biênio 2011 – 2013. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Jurandir Liberal, da Secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, além de representantes do Conselho da mulher, OP das Mulheres, Fórum de Mulheres e Marcha Mundial das Mulheres.
Formado por 48 conselheiras, distribuídas entre servidoras municipais, sociedade civil e gestão, o Conselho tem como missão deliberar as políticas, bem como monitorar e fiscalizar as ações desenvolvidas.
Ao fazer o balanço da antiga gestão, que teve início em 2008, a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, afirmou que o conselho possibilitou uma abertura maior para as questões de gênero. “A criação da secretaria nos deu um poder que antes não tínhamos e agora podemos agir de forma qualificada nas decisões feitas pela gestão. Segundo ela, o novo Conselho já virá fortalecido. “Esse conselho já nasce fortalecido, ele vem legitimado e impondo respeito, pois a atual gestão se mostra solícita em relação aos nossos anseios, problemas e reinvidicações”.
Para o presidente da Câmara dos Vereadores, Jurandir Liberal, a importância de Conselhos como esse é muito grande. “Fiquei muito feliz e honrado pelo fato da solenidade ter acontecido na Casa José Mariano. Penso na importância desse Conselho como uma forma muito interessante de trabalhar. Juntos, administração e sociedade, conseguimos bem mais”, afirmou.
Durante a solenidade, o 1º Plano de Política para as Mulheres foi referendado. Este documento é composto de 24 propostas de seis eixos temáticos. Entre eles, a criação da ouvidoria da mulher, a formação de conselheiras, o fortalecimento do trabalho das mulheres, a criação de espaços em orçamento publico, a habitação para as mulheres em situação de violência domestica e a criação do comitê da dimensão de gênero.
O Conselho - Órgão partidário, autônomo e com poder de decisão, o Conselho Municipal da Mulher funciona no Edifício Igarassu, 13º andar, salas 1303/1304 – Praça do Carmo, área central da cidade. Foi fundado em 2003 como uma organização permanente dirigida às mulheres para o enfrentamento de qualquer forma de discriminação e a promoção da igualdade de gênero, raça, credo e orientação sexual.