NOTÍCIAS

Educação | 23.12.15 - 12h32

Escolas Municipais Nossa Senhora do Pilar e Pedro Augusto ganham instrumentos musicais e terão orquestra infantil

img_alt

Iniciativa é fruto de parceria entre unidades de ensino, TRF, Fafire e a ONG Moradia e Cidadania. Mais de 30 instrumentos já foram doados e aulas começaram nesta semana. (Foto: Roberta Mariz/Cortesia)

 

As escolas municipais Nossa Senhora do Pilar, no Bairro do Recife, e Pedro Augusto, na Boa Vista, terão uma orquestra infantil conjunta, com 72 integrantes e diversos instrumentos, como violinos, violas, violoncelos e contrabaixo acústico. A iniciativa é fruto de parceria entre as unidades de ensino, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e a ONG Moradia e Cidadania. Já foram adquiridos 33 instrumentos para a orquestra e as aulas começaram nesta semana.

Na tarde desta terça (22), o presidente do TRF, Rogério Fialho Moreira, e a diretora da Escola Nossa Senhora do Pilar, Adeneide Vitor dos Anjos, acompanharam a primeira aula na unidade educacional. O TRF doou à orquestra 15 violinos do tipo 3/4, tamanho ideal para crianças,  numa iniciativa que soma responsabilidade social e ambiental. "Repassamos papel reciclável, usado nos documentos do tribunal, para a ONG Moradia e Cidadania, que o comercializou e levantou o dinheiro para a compra dos violinos. O que seria lixo virou cultura", destaca. 

Situados no mesmo bairro, o TRF e a escola Nossa Senhora do Pilar mantêm uma parceria há cerca de 10 anos, que resultou em benfeitorias como a construção da quadra esportiva da comunidade. "Vamos continuar buscando recursos para ajudar a escola de várias maneiras. A doação dos 15 violinos foi o embrião de algo bem maior. Esse é um dos projetos mais importantes da minha gestão. A música poderá mudar para melhor a vida dessas crianças", atesta o presidente. Dos 36 membros da orquestra indicados pela escola do Pilar, 21 são alunos e 15 foram escolhidos pela comunidade.

FORMAÇÃO - As aulas são ministradas pelo maestro Deoclécio dos Reis, professor da Fafire e mentor do projeto “Com notas e cordas: crescendo na harmonia”, que ensina alunos de escolas públicas a tocar instrumentos musicais. "A música faz a diferença, ensina as crianças a se aplicarem mais nos estudos. Elas podem até não seguir carreira, mas terão uma formação muito melhor", afirma. No Pilar, as aulas acontecem nas segundas e terças. Já os alunos da Pedro Augusto estudarão música na Fafire às segundas e sextas. A escola recebeu 18 instrumentos (12 violinos, quatro violas e dois violoncelos), doados diretamente pela ONG Moradia e Cidadania.

A diretora da Nossa Senhora do Pilar, Adeneide Vitor dos Anjos, acredita que a orquestra vai transformar a vida dos alunos que estudam no 3º, 4º e 5º anos. "Já posso até ouvir as crianças tocando. Só temos a agradecer ao TRF, que nos ajuda há dez anos", destaca. Estudante do 4º Ano, Paula Barbosa foi escolhida para fazer parte da orquestra. "Já tive aula de flauta e aprendi a tocar 'Noite Feliz'. Vai ser muito legal ter aula de música de novo", diz. Sua colega Alice Lima, do 5º Ano, agradeceu ao presidente do TRF pela oportunidade. "Estou adorando participar do projeto. É uma grande chance pra mim", disse.