NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 29.01.16 - 11h30

Prefeitura lança nova frota de veículos destinados à limpeza urbana

img_alt

Emlurb já iniciou a substituição dos equipamentos, que vão reforçar a operação de limpeza para o Carnaval. (Foto: Cortesia)



A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) lançou, nesta quinta-feira (27), a nova frota destinada aos serviços de limpeza urbana. A substituição dos equipamentos já foi iniciada e irá reforçar o esquema especial de limpeza montado para o Carnaval 2016. Ao todo, 282 veículos serão postos em circulação.

Para o presidente da Emlurb, Roberto Gusmão, a implantação dos novos equipamentos vai complementar e melhorar os serviços ofertados à população. “A Prefeitura do Recife começa o ano trazendo importantes inovações e aumento no quantitativo de alguns equipamentos. Além de incorporar ao nosso trabalho equipamentos diferentes como a Ecomoto, nós temos um aumento no número de caminhões compactadores, que foi ampliado de 81 para 98, trazendo mais eficiência para a coleta”, explicou.

A operacionalização dos serviços conta agora com importantes inovações, que irão beneficiar, sobretudo, áreas de difícil acesso. A coleta manual, por exemplo, receberá o apoio de 13 Ecomotos, cujo objetivo é reduzir o tempo de exposição do lixo nos pontos de confinamento. Outra novidade é a utilização de três mini-pás carregadeiras, que vão atuar na remoção de entulhos nos locais onde os veículos maiores não conseguem ter acesso. As mini-pás giram em torno do próprio eixo, facilitando a logística na remoção de entulhos.

O tradicional esquema de limpeza montado para garantir um Carnaval mais confortável para todos também será beneficiado com a chegada da nova frota. “O Recife está preparado e estruturado para a festa e os novos equipamentos melhoram ainda mais a operação do carnaval que sempre foi e continuará a ser um sucesso. Tudo isso só destaca a vontade dessa gestão em manter a qualidade no serviço prestado aos recifenses.”, reforça Gusmão.

Os veículos contam com um novo layout, onde constam frases educativas, além da divulgação do site do Projeto Ecorecife (ecorecife.org).

Confira a relação dos novos equipamentos

 

EQUIPAMENTO

NOVO

 
 

Caminhões EcoFrota Limpeza Urbana (Compactador) - 6m³

7

 

Caminhões EcoFrota Limpeza Urbana (Compactador) - 15m³

58

 

Caminhões EcoFrota Limpeza Urbana (Compactador) - 19m³

33

 

 

98

 

Caminhões EcoFrota Seletiva

5

 

Caminhão Operações Especiais

3

 

Caminhão Pipa

1

 

Caminhão basculante (diferenciado)

5

 

Caçamba Volumoso 6m³

36

 

Caçamba Volumoso 12m³

12

 

Mini pá carregadeira

3

 

Pá mecânica

3

 

Carroça manual

82

 

Caminhão Baby

14

 

Van Furgão

2

 

Varredeira

1

 

EcoMoto

13

 

Poliguintaste

4

 
 

282