João da Costa apresenta números do crescimento de trabalho e emprego no Recife
Entre Janeiro de 2009 e setembro de 2011, a taxa de desemprego caiu em 30%
[caption id="attachment_10775" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Carlos Augusto"][/caption]
O prefeito do Recife, João da Costa, divulgou, na tarde desta sexta-feira (25), na sede da Prefeitura do Recife um estudo que comprova o crescimento das oportunidades de emprego e trabalho na capital pernambucana. O estudo foi desenvolvido pelo Observatório do Trabalho, convênio da Prefeitura do Recife e Dieese. A pesquisa registrou ainda a alavancagem do empreendedorismo individual e o crescimento da renda dos recifenses.
Entre as principais notícias positivas, foi divulgada a queda de 2,7 pontos percentuais na taxa de desemprego em relação a setembro de 2010. Dado ainda mais animador foi a diminuição em 30%, no período de janeiro de 2009 e setembro de 2011, da taxa de desemprego. O gestor municipal ressaltou a importância da parceria com o Dieese. “Este convênio é muito importante para que possamos realizar o monitoramento do mercado de trabalho e acompanhar o desenvolvimento econômico da capital pernambucana, ampliando assim a renda dos trabalhadores”, acentuou o prefeito.
Outro dado significativo diz respeito ao número de postos de trabalho gerados em outubro. O Recife foi a capital nordestina com o maior quantidade de oportunidades, 5.342 vagas. “Fico feliz em contabilizar esses dados. Quando há geração de empregos, aumentamos a renda e melhoramos a qualidade de vida da população recifense. Queremos manter este ritmo”, afirmou o prefeito.
De acordo com estudos realizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), no período de janeiro a outubro deste ano, o emprego formal cresceu nos setores da construção civil, com geração de 5.049 empregos, do comércio com 2.408 oportunidades de trabalho e 19.406 no segmento de serviços, como o maior gerador de empregos. Neste ano, o número de trabalhadores assalariados aumentou 9,9%.
Segundo João da Costa, o setor do comércio e da construção civil irá aquecer ainda mais, potencializando as oportunidades de emprego. “Temos em nossa cidade a construção de dois novos shoppings. Com isso, vamos gerar mais consumo e consolidar mais empregos na construção civil e no pólo varejista”, destacou.
A PCR tem adotado diversas iniciativas e parcerias para aumentar o emprego e a capacitação dos trabalhadores na capital pernambucana. Junto com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), está em andamento o treinamento de 300 jovens para atividade do comércio para o período do final do ano. Os cursos de capacitação são baseados nos dados do Observatório do Trabalho do Recife.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, falou da importância dos cursos de capacitação. “Iniciativas como essas são importante para que possamos qualificar a sociedade para o mercado de trabalho. Com esses dados podemos medir os setores que mais empregam e assim poder capacitar a população. O programa Recife das Oportunidades, que oferece cursos de qualificação para os recifenses, irá abrir até o inicio do próximo, 1800 vagas, nos setores da construção civil, comércio e serviços. Iremos oferecer novas oportunidades de trabalho ”, garantiu Bertotti.
A coletiva de imprensa teve presença de grande parte do secretariado. Estiveram no evento os secretários Félix Valente (chefe do Gabinete do Prefeito), Marcelo Rodrigues (Meio Ambiente), André Campos (Turismo), Eric Carrazzoni (Comunicação), Ceça Britto (Especial de Imprensa) e Augusto Miranda (Coordenador do Orçamento Participativo). Também participaram técnicos do Dieese.
Empreendedorismo - Aliado ao crescimento do emprego, a pesquisa apontou o aumento o empreendedorismo individual. Só nos primeiros nove primeiros meses deste ano, houve uma alavancagem de 92,4% nos registros de empreendedores individuais. O resultado interfere diretamente nos dados referentes ao trabalho autônomo e informal.