NOTÍCIAS

Cultura | 11.12.11 - 13h30

Conheça o Recife agrada a todas as torcidas

[caption id="attachment_11572" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Divulgação"][/caption]

O 30º  passeio do projeto da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, levou cerca de 150 pessoas para conhecer gratuitamente os três estádios de futebol dos maiores times de Pernambuco

Alvirubros,rubronegros e tricolores e até quem não torce por time nenhum. Todos saíram satisfeitos com o resultado do 30º. passeio oferecido gratuitamente pela Prefeitura do Recife no projeto Conheça o Recife, da Secretaria de Turismo, que aconteceu na tarde deste sábado (10). Desta vez, quatro ônibus de turismo foram fretados para levar cerca de 150 pessoas num passeio de mais de 3 horas de duração percorrendo a Ilha do Retiro, o Estádio dos Aflitos e o Arruda, como são mais conhecidos as sedes do Sport, Náutico e Santa Cruz.

O jogo com maior bilheteria da história de Pernambuco aconteceu no Arruda. Recife já sediou um jogo da Copa do Mundo, na Ilha do Retiro, em 1950 entre Chile e EUA; e o Clube Náutico Capibaribe era originalmente um clube de remadores. Essas e outras curiosidades além de relatos históricos sobre a fundação dos times foram repassados pelos guias da Secretaria de Turismo para os participantes deste Conheça o Recife. “Não nos limitamos as coisas do futebol, ao longo do trajeto vamos passando informações sobre ruas, bairros e logradouros. A nossa intenção é que a pessoas se interessem pela cidade como um todo, sejam moradores ou turistas” disse Ana Helena Miranda, diretora de projetos especiais e coordenadora do Conheça o Recife, comemorando o sucesso do projeto que existe desde maio deste ano e já levou mais de 4.000 pessoas a aumentar seus conhecimentos sobre capital pernambucana. Que o diga seu Fernando Oliveira, de 77 anos. Ele já participou cinco vezes do Conheça o Recife e apesar de ter sempre morado na capital pernambucana, diz que aprende algo novo a cada passeio: “Tem sempre um detalhe que a gente não conhece ou não lembra mais, é muito bom”, diz Seu Fernando revelando que sempre vai acompanhado da esposa mas, como desta vez ela não pôde vir, ele estava sozinho. “E eu ia perder? pergunta em meio a um sorriso.

O grupo seguiu um esquema de visitação que incluía a sede social, arquibancadas ou cadeiras onde ficam os torcedores, sala de troféus e lojinha dos clubes. O ponto de saída do grupo foi a Praça Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, com a primeira parada no Bairro do Arruda, onde os visitantes puderam chegar bem perto do gramado do estádio José do Rêgo Maciel, prefeito que na época desapropriou o terreno para construção do Mundão do Arruda, como é conhecido o estádio do Santa Cruz. A segunda parada foi no Bairro dos Aflitos, para visita ao Estádio Eládio de Barros Carvalho, nome do presidente mais popular que o clube já teve, eleito 18 vezes para o cargo. No final da tarde foi a vez do último estádio no roteiro, A Ilha do Retiro onde o grupo pode ver de perto o imenso areal cobrindo todo o gramado que será substituído.

Todo o trajeto do Circuito dos Estádios foi acompanhado por dois turismólogos de outro programa da Secretaria de Turismo da PCR, o Curta Recife que, através de ferramentas tecnológicas (tablets e redes sociais), divulga informações turísticas e programação atualizada dos atrativos da cidade, como o Conheça o Recife. O resultado é que cada vez mais pessoas estão descobrindo o prazer de redescobrir sua própria cidade. É o caso da professora aposentada Adalva Leandro Moraes. Ela não torce por nenhum time de futebol mas aceitou o convite de uma amiga para fazer o Circuito dos Estádios deste Conheça o Recife e só se arrependeu de uma coisa: não ter feito antes. “Perdi os outros 29 passeios mas agora quero fazer uns 30 para compensar; é maravilhoso”, disse a professora entusiasmada.

O próximo Conheça o Recife será também o último de 2011 e acontece no sábado, dia 17, pelas ruas do Bairro da Boa Vista.