Consumidores acompanham ranking de reclamações de novembro no Procon-Recife
A ideia é lembrar aos clientes que devem ficar atentos aos seus direitos e deveres, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC)
Em novembro, o Procon-Recife registrou 380 reclamações contra 173 empresas de produtos e serviços. De acordo com o ranking das dez empresas mais reclamadas no mês de novembro, o Banco Itaú continua na liderança com 28 registros. Em segundo lugar, a operadora Hipercard com 24 queixas e em terceiro, a operadora OI, com 20 reclamações de clientes.
Em quarto lugar, a Eletro Shopping (19) e as Lojas Insinuante na quinta colocação, com 17 queixas. A lista continua com Samsung (15), Grupo Santander (14), Carrefour (13), Bradesco (12) e a empresa LG, com o registro de 11 reclamações.
As queixas mais comuns foram feitas para reparar cobranças indevidas e produtos viciados (com defeito de fabricação), além de solicitação para o cumprimento da obrigação e de informação, revisão de parcelamento de compra, publicidade enganosa, esclarecimento de cobrança, má prestação de serviço, cancelamento contratual e restituição de valor pago. A divulgação do relatório de atendimento aos consumidores serve de informação sobre as empresas que mais estão causando problemas na prestação de serviços ou comercialização de seus produtos.
O Procon-Recife funciona na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, no bairro do Derby, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O órgão trabalha na orientação e mediação dos conflitos nas relações de consumo no comércio local. A população também dispõe dos telefones 0800.281.1311 ou 3355.3282, prestando informações ao cidadão.