NOTÍCIAS

Cultura | 19.12.11 - 11h52

Unidos da Tijuca coroou último show 2011 do Viva o Recife Antigo

Nos últimos seis meses, o projeto recebeu nomes como Guilherme Arantes, Carlinhos de Jesus, DJ Dolores, Maestro Spok

O show da escola de samba carioca Unidos da Tijuca coroou o encerramento da edição 2011 do ‘Viva o Recife Antigo’, na Praça do Arsenal, no último sábado (17). Ao longo dos últimos seis meses, o projeto contribuiu para o resgate cultural do Bairro do Recife, tendo sido um dos principais projetos da Secretaria de Turismo do Recife, comandada por André Campos. Entre as principais atrações que passaram pelo palco estão Guilherme Arantes, Carlinhos de Jesus, Jayme Arôxa, Altemar Dutra Júnior, Arlindo dos Oito Baixos, Monarco, Gafieira de Bamba com Maestro Spok, Siba, DJ Dolores, Isaar, Victor Camarote e Banda Arquibancada, Faringes da Paixão e tantos outros.

No sábado (17), a Unidos da Tijuca apresentou o samba-enredo 2012 “O dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o rei Luiz do sertão”, que homenageia Luiz Gonzaga. Foram tocados antigos sambas da escola e músicas do Rei do Baião em nova releitura. As passistas e o casal de mestre-sala e porta-bandeira fizeram sucesso. A noite teve ainda Gerlane Lops, Grupo Terra e Clube do Ben.

Na sexta-feira (16), a noite foi da garotada que curte música eletrônica. O DJ Caverna colocou todo mundo para dançar com os hits das melhores pistas do mundo. Na mesma noite, a banda Má Companhia apresentou seu repertório com rock and roll, baladas e MPB e a banda No falo Americano fechou a noite com o melhor do pop rock. No domingo (18), as famílias viram apresentações de pastoris e corais infantis.

A ideia do ‘Viva o Recife Antigo’ é democratizar o acesso à cultura e proporcionar aos turistas e moradores um contato próximo com a cena cultural recifense, privilegiando músicos locais e contribuindo para valorizar cada vez mais os artistas e a disseminação da cultura.

O ‘Viva o Recife Antigo’ tem duração de dez meses, com programação até maio de 2012. Tem o apoio de diversos órgãos ligados à Prefeitura do Recife, como a CTTU no ordenamento do trânsito, Dircon no controle de ambulantes, Guarda Municipal, Secretaria e Fundação de Cultura e Polícia Militar. A iniciativa é da Secretaria de Turismo do Recife com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empetur e Secretaria de Turismo de Pernambuco.