Prefeitura promove seminário para fortalecer a Rede do Voluntariado do Recife
Na ocasião, também foram comemorados os 10 anos do Dia Internacional do Voluntariado, instituído pela Organização das Nações Unidas
A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) da Prefeitura do Recife promoveu, nesta segunda-feira (05), o II Seminário – Voluntariado numa Perspectiva Transformadora: Fortalecendo a Rede do Voluntariado no Recife. O evento aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena. Na ocasião, também foi comemorado os 10 anos do Dia Internacional do Voluntariado, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada no dia 05 de dezembro.
Além de abrir um espaço para a discussão sobre o voluntariado, o encontro teve como objetivo promover uma confraternização entre as instituições e seus integrantes que trabalham nessa área. O início do evento contou com a apresentação musical de 20 crianças do coral do Movimento Pró-Criança, que já existe há seis anos e está se preparando para lançar o primeiro CD. Em seguida, a SDHSC instituiu uma premiação entregando 25 placas em reconhecimento ao trabalho realizado pelos voluntários e entidades que se destacaram durante este ano.
A secretária da SDHSC, Amparo Araújo, falou sobre a importância do encontro. “Esse momento é uma demonstração do tanto de amor que essas pessoas têm pelas outras e pelo Recife. Elas estão doando o que têm de melhor, que é o seu afeto, sua força de trabalho e sua criatividade, independente de classe social, idade, e trabalhando com idosos, crianças, doentes terminais e quem mais precisa de apoio. Nosso papel é articular para que essa rede tenha cada vez mais vida”, disse.
No período da tarde, a palestra foi ministrada pela gerente de mobilização da ONG Parceiros Voluntários - Porto Alegre, Cláudia Remião Franciosi, responsável pela rede de voluntariado do Rio Grande do Sul. Ela deu sua impressão sobre o encontro. “É interessante podermos contar um pouco da nossa vivência de 15 anos no fomento à cultura do voluntariado e à rede de organizações do Rio Grande do Sul, trazendo experiências que funcionam de lá para cá e trocando ideias com os amigos que já fiz por aqui”, relatou.
Sônia Machado é voluntária do IMIP e da Associação dos Amigos da Pediatria (AAP) há cinco anos. Ela aproveitou a ocasião para conhecer o trabalho realizado pelas outras entidades. “Esse encontro é muito bom para a gente ficar sabendo dos programas realizados pelas outras instituições, além de ser um momento propício para a confraternização de final de ano entre os voluntários”, concluiu.