Técnico alemão comanda treino de futebol para 170 crianças no Recife
Especialistas alemães realizam, na manhã deste sábado (20), um treinamento diferente para cerca de 170 crianças, de 6 a 12 anos, inscritas em escolinhas de futebol do Recife. O Festival da Bola acontece no campo do Parque Santana, das 9h às 12h, e será coordenado pelo treinador Sascha Bauer, especialista para projetos internacionais da Confederação Alemã de Futebol e assessor-técnico da agência Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), órgão ligado ao governo da Alemanha, com atuação no Brasil há mais de 30 anos. O coordenador de Esporte para o Desenvolvimento da GIZ, Stephan Görtz, também participará da atividade.
O trabalho é fruto de parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, e a GIZ, fruto da Copa do Mundo de 2014, em que a seleção alemã jogou na cidade. A ideia é usar o futebol como ferramenta para a difusão de valores sociais, como cultura de paz, companheirismo, respeito ao próximo e igualdade de gênero, trabalhando conceitos como o estímulo à autoconfiança, a capacidade de comunicação e o respeito ao outro. "Sempre quisemos estender os benefícios da Copa para a população em geral, e a parceria com a GIZ é um passo muito importante nesse sentido", afirma o secretário de Esportes do Recife, George Braga.
Sascha Bauer já atuou como técnico na seleção sub-17 de Moçambique e esteve no Recife durante a Copa do Mundo de 2014, coordenando atividades para 200 jovens no campo do Parque Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões. Em novembro do ano passado, os treinadores das escolinhas foram capacitados, e agora ajudarão a repassar o conteúdo para os alunos. "Usamos o futebol como ferramenta para trabalhar vários conceitos, estimulando a autoconfiança, a capacidade de comunicação, o respeito. É uma forma de manter os jovens afastados da violência e das drogas", diz Sascha.
COOPERAÇÃO - A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) é uma agência alemã de cooperação para o desenvolvimento, com presença no Brasil desde os anos 1980. No momento, a entidade tem mais de 150 colaboradores atuando no País e apoia o governo da Alemanha na área de relações internacionais, com foco em parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável.