Prefeitura do Recife promove encontro para discutir melhorias nos equipamentos de lazer
Usuários de diversos equipamentos de lazer da cidade se encontraram na noite desta terça-feira (06), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, para o III Encontro Anual das Comissões de Usuários. O evento, promovido pela Prefeitura do Recife, tem o objetivo de ampliar o espaço democrático de debate entre gestão e população sobre o uso dos espaços públicos. Representantes da Secretaria Especial de Políticas para a Juventude, Secretaria de Gestão e Planejamento, Dircon e Orçamento Participativo ouviram as reivindicações e sugestões dos delegados de 18 equipamentos de lazer.
Atualmente, 22 espaços de lazer espalhados pela cidade possuem comissões formadas por no máximo 10 pessoas. Os representantes desses locais são identificados a partir de reuniões promovidas pela Prefeitura a cada três meses. O diretor de Gestão de Espaços e Equipamentos, Jorge Rafael, um dos responsáveis pelo evento, acredita que através dessa interação com os usuários a gestão pública pode adequar melhor os aparelhos às necessidades da população. “Todas as reuniões recebemos cerca de 60 pessoas com opiniões e queixas a respeito da infraestrutura dos espaços de lazer. Isso é bastante proveitoso para ambas as partes. As melhorias que fazemos levam em conta esse diálogo com os usuários”, disse.
O diretor aproveitou a ocasião para reforçar as ações da Prefeitura como a implementação de 22 novas Academias da Cidade; construção do Parque da Tamarineira, Parque de Apipucos e Parque Santana; reforma no Geraldão, com investimento de R$ 30 milhões; reforma nas quadras de tênis em Boa Viagem; e outras ações com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida à população do Recife.
Entre os mais de 170 usuários presentes no III Encontro Anual das Comissões de Usuários, a gestora em marketing e karateca nas horas vagas, Ana Paula, foi escolhida para participar da mesa de debate, representando todos os delegados das unidades. “No início, quando soube do programa, não dei muita bola para ele. Só quando percebi que era um processo democrático, onde era dado o direito de voz a todos, é que me interessei e resolvi participar. Foi assim que melhoramos a estrutura das artes marciais no Geraldão, espaço que frequento”, afirmou na ocasião.
Participaram do evento usuários do Centro de Esporte e Lazer da Macaxeira, CSU Bidu Krause (Totó), Mini-campo da Imbiribeira, Campo do Bueirão (Torre), Quadra Euller Bentes (Ipsep), Núcleo de Esporte e Lazer de Brasília Teimosa, Campo da Roda de Fogo, Campo do Onze (Santo Amaro), CSU Afrânio Godoy (Alto Santa Terezinha), Lagoa do Araçá e Rua da Aurora, além do próprio Geraldão.