NOTÍCIAS

Cultura | 16.12.11 - 21h52

Prefeitura do Recife participa de debate da Frente Parlamentar Ambientalista na Assembléia

[caption id="attachment_11909" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Carlos Augusto"][/caption]

O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues, representou a PCR em encontro que a Subcomisão Especial Rio+20 está promovendo em várias cidades brasileiras

O Recife recebeu, nesta sexta-feira a quarta reunião de uma serie de encontros que a Frente Ambientalista da Câmara dos Deputados está promovendo em todo o país, referente à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que terá o Rio de Janeiro como sede em 2012. A Prefeitura do Recife esteve presente no debate, através do secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues. Parlamentares, governantes, e ONGs em defesa do Meio Ambiente discutiram o tema Energia, com a presença de especialistas na área, como o diretor presidente da Eólica Tecnologia, Everaldo Alencar, e Bruno Ribeiro de Paiva, integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues, o encontro foi importante para estreitar os laços com líderes de movimentos como por exemplo a SOS Mata Atlântica. “O prefeito João da Costa tem pressa em aprovar a proposta de viabilização do Parque dos Manguezais na cidade, e um encontro como esse se torna importante para aproximar e trocar informações sobre política ambiental com os movimentos de defesa do Meio Ambiente”, destacou.

A intenção da Prefeitura do Recife é construir um parque com mais de 300 hectares de mangue em área urbana, entre os bairros do Pina, Boa Viagem e Imbiribeira. A área de preservação que pode se tornar o futuro parque atualmente pertence à União. A idéia é que a gestão da área passe a ser da PCR.

Vinte anos após o Rio de Janeiro ter recebido a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que ficou conhecida como Rio 92, os cariocas voltam a ser o anfitriões da reunião da Organização das Nações Unidas (ONU). A Rio+20 acontecerá entre os dias 4 e 6 de junho do ano que vem. Para acompanhar as atividades da Conferência, a Câmara dos Deputados criou uma subcomissão especial, presidida pelo deputado federal José Sarney Filho (PV/MA). O próximo encontro da subcomissão discutirá Segurança Alimentar, dia 26 de janeiro, em Porto Alegre.