NOTÍCIAS

| 21.12.11 - 00h02

Evento cultural na comunidade do Pilar marca encerramento das oficinas de inserção social

[caption id="attachment_12017" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Antônio Tenório"][/caption]

“Venham venham minha gente/ Que agora vou contar / Uma história interessante/ A grande história do Pillar // Escola pros habitantes / Pra criançada estudar / E Favela do Rato que era antes / Agora se chama Pilar // Um habitacional tá construindo / Muita gente vai morar / Agora eu ando é sorrindo / Pois passei a acreditar”

Esses versos fazem parte do cordel “A Comunidade do Pilar”, produzido pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, lançado no início da noite nesta terça (20), num evento festivo realizado no entorno da Igreja do Pilar, que marcou o encerramento das atividades das oficinas de inserção social em 2011 na comunidade.

Promovidas desde o mês de agosto pela PCR com os moradores que passarão a morar no residencial que está sendo construído pela prefeitura na comunidade, as oficinas abordaram temas como educação ambiental, educação patrimonial, saúde, tratamento de lixo e reciclagem de materiais. Foi uma espécie de preparação para a nova vida que as 192 famílias que irão habitar a 1ª etapa do residencial do Pilar terão a partir do momento que receberem seus imóveis, cuja entrega está prevista para abril do próximo ano. Teatro popular, exibição de fotografias e apresentação do grupo de percussão Tambores do Pilar também animaram a noite.

Nancy Nery, assessora técnica da URB e coordenadora de planejamento do Programa de Requalificação Urbanística e Inserção Social da Comunidade do Pilar explicou a função das oficinas: “nosso objetivo com as oficinas é fazer co que os moradores saibam aproveitar da melhor forma os equipamentos que serão entregues, desde como utilizar o banheiro, por exemplo, até a necessidade de organização para preservação do patrimônio”, explicou. O residencial do Pilar terá um total de 588 unidades habitacionais e será entregue com toda a área entorno urbanizada e com escola, creche e mercado público. Lorena Veloso, diretora de Preservação do Patrimônio Cultural da PCR, afirmou que a ação educativa promovida com os moradores foi duplamente importante: “as oficinas serviram para que os técnicos da PCR também conhecessem melhor a comunidade, foi uma troca interessante de conhecimentos”, definiu Lorena Veloso.

Claudia Maria da Silva, moradora da comunidade há 10 anos, disse que aproveitou bem o que aprendeu nas oficinas: “foi muito proveitoso porque nossa vida vai mudar depois que a gente se mudar para os apartamentos, aliás já está mudando”, falou animada, enquanto esperava o momento de representar um pequeno papel na peça de teatro apresentada durante o evento. “Finalmente olharam pra gente, o Pilar... tão perto do centro da cidade e da prefeitura e ninguém enxergava”, referindo-se aos tempos que a comunidade ainda era chamada de “Favela do Rato”.

Na primeira etapa das obras realizadas pela Prefeitura do Recife estão incluídas a realização de serviços de terraplanagem, pavimentação e drenagem das ruas Bernardo Vieira de Melo, Rua A, ruas projetadas nas quadras 40 e 60, Primavera, Ocidente e Edgar Verneck, além de implantação do sistema de abastecimento d’água, esgotamento sanitário, iluminação pública e construção de escola, creche, unidade de Saúde da Família e mercado público. A expectativa é de que todo o projeto seja concluído num prazo de três anos. O Programa de Requalificação está orçado em R$ 39,4 milhões e tem recursos garantidos por meio de parcerias com o BNDES, a Caixa Econômica Federal (recursos do FNHIS) e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. As oficinas de inserção social continuam em 2012.