NOTÍCIAS

Cultura | 21.12.11 - 09h01

II Sementec é concluído com destaques para os avanços em tecnologia em 2011

De 2009 até agora foram realizados 250.310 atendimentos; em 2010 e 2011, os educadores da Rede receberam 3.651 notebooks e 4.727 modems

Por Marcos da Silva

Foi concluído no início da noite desta terça-feira (20), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, a segunda edição do Seminário de Estudos em Novas Tecnologias na Educação e Cidadania (II Sementec). Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania (DGETEC), da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), o encontro reuniu, durante dois dias, 200 profissionais de informática da Rede Municipal de Ensino do Recife que compartilharam com os colegas as experiências adquiridas durante o ano letivo de 2011.

A assessora executiva da Seel, Irenice Bezerra, encerrou o evento destacando que o Seminário é fruto do que foi desenvolvido em sala de aula. “É a socialização de todo o trabalho realizado nas escolas, por meio das atividades das Unidades de Tecnologia e Cidadania (Utecs)”.

Desde 2009 até agora foram realizados 250.310 atendimentos, divididos em projetos didáticos em tecnologia, estudantes inscritos em cursos nas comunidades e consultas na biblioteca virtual. “O projeto Proinfo com acesso à internet, teclado e mouse será implantado em todas as escolas ainda no primeiro semestre do ano que vem”, revelou o gerente de Ações Pedagógicas em Tecnologia, Gutemberg Cavalcanti.

A Prefeitura do Recife tem sete Utecs fixas e 14 móveis, sendo seis ônibus itinerantes e oito contêineres, que são levados às comunidades para a realização de cursos de inclusão digital.

Avanços – Foram muitos os avanços da DGETEC em 2011. Entre eles, a universalização da conectividade, com 100% das escolas ligadas à internet; a facilidade no acesso à rede mundial de computadores, através da distribuição de modems para serem utilizados nas Utecs móveis; 95% das escolas municipais do Recife com laboratórios de informática instalados; implantação do projeto Laboratórios Móveis, composto por notebooks instalados em 16 unidades; entrega e instalação de 62 computadores, sendo 29 notebooks e 33 aparelhos convencionais em todas as creches e Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) e a entrega de 270 notebooks aos novos professores da Rede.

O programa professor@.com mantém um computador para que cada professor possa trabalhar e produzir aulas. De janeiro de 2010 a dezembro de 2011, 3.651 profissionais de educação receberam notebooks. Outros 4.727 receberam modems.

A socialização dá uma maior dimensão para que cada um conheça e tenha a consciência da importância do outro para o trabalho de todos”, avaliou a coordenadora das Utecs do Recife, Vera Lúcia Cavalcanti, de 54 anos, 13 deles dedicados à educação no Município.