Os 479 anos do Recife terão corte de bolo e shows na Praça do Arsenal
O sábado (12) será de muita celebração na capital pernambucana. Afinal, não é todo dia que se comemora 479 anos! A Prefeitura do Recife preparou uma programação especial que começa às 17h, na Praça do Arsenal da Marinha, e que traz, além de atrações musicais, o parabéns pra você e o corte do bolo. E para quem quiser aproveitar a tarde no bairro do Recife, a opção será chegar mais cedo para conferir a programação especial preparada pelo Paço do Frevo. Confira abaixo os detalhes da programação.
Bolo - Uma tradição da festa, o corte do bolo acontece às 19h, seguido de queima de fogos. Este ano, a iguaria tem 400 kg, no total. Além do bolo principal, decorado com cobertura de pasta americana, serão distribuídas ao público 3.500 fatias individuais. Na preparação estão sendo utilizados 52 kg de margarina, 72 kg de açúcar, 704 ovos, 26 kg de chocolate, 79 kg de farinha de trigo, 2 kg de fermento. A produção do bolo está sendo feita por sete pessoas, dividas em dois turnos.
Shows e apresentações - A parte artística da celebração tem início com o desfile da Orquestra Recife Band Show e do grupo Passistas Foliões, pelas ruas do bairro do Recife. Às 17h30, as atividades no palco montado na Praça do Arsenal têm início com o espetáculo das Fadas Magrinhas para a garotada. Em seguida, às 18h, o Maracatu Nação Porto Rico, um dos homenageados do Carnaval 2016, assume a animação da festa.
A partir das 18h30, o samba toma conta do bairro do Recife com as baterias das escolas Gigantes do Samba e Galeria do Ritmo, respectivamente, campeã e vice da categoria Samba, do Grupo Especial do Carnaval 2016. E a partir das 20h, é o frevo quem assume a responsabilidade de animar a festa e celebrar, não apenas o aniversário do Recife, mas também os 80 anos de vida de um dos maiores maestros pernambucanos: o Maestro Duda. Acompanhado de sua Orquestra, ele dividirá o palco com artistas convidados especialmente para o show. São eles: Almir Rouche, Josildo Sá, Edilza Aires e Adriana B.
Paço do Frevo - Um dos equipamentos culturais de referência na cultura local, o Paço do Frevo não poderia deixar de homenagear a cidade do Recife. Para marcar a celebração, o Educativo do Paço realiza no próprio dia 12, a partir das 15h, uma visita guiada com mediação poética com a educadora e poetisa Luna Vitrolira, que receberá o público com poesias de Manoel Bandeira, Carlos Penna Filho e Bia Marinho. O sábado (12) também contará com o espetáculo Skapibando, do grupo Ska Maria Pastora, revisitando a obra do compositor Capiba, um dos maiores compositores da música brasileira e o nosso mais importante compositor de frevo, a partir das 16h. Os ingressos custam R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia).
Confira a programação:
17h – Orquestra e passistas
17h30 - Fadas Magrinhas
18h - Maracatu Nação Porto Rico
18h30 - Galeria do Ritmo
19h – Corte do Bolo e queima de fogos
19h40 - Gigantes do Samba
20h - Maestro Duda e convidados: Almir Rouche, Josildo Sá, Edilza Aires e Adriana B