Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 11.03.16 - 16h55

Cinquenta anos de nascimento de Chico Science serão celebrados no Museu da Cidade do Recife

Programação é gratuita e começa às 16h com mostra de vídeo

 

Neste domingo, 13 de março, será celebrado o dia de nascimento de um dos maiores cantores e compositores de Pernambuco: Chico Science. Se estivesse vivo, o líder do movimento Manguebeat completaria 50 anos agora, e para marcar a data uma programação envolvendo exposição, mostra de vídeos, roda de diálogo e apresentação musical foi preparada pela Prefeitura do Recife. As atividades acontecem no próprio domingo, às 16h, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, e estão sendo realizadas numa parceria entre o MCR, o Memorial Chico Science, e o Departamento de Fotografia da Unicap.

Abrindo a agenda comemorativa, o público poderá conferir uma mostra de vídeos que começa com a exibição do documentário O Mundo é uma Cabeça. Com direção de Claudio Barroso e Bidu Queiroz, o filme aborda o movimento Manguebeat trazendo entrevistas com artistas como Chico Science e Nação Zumbi, Fred 04 e Gilberto Gil, entre outros, além de músicas da época. Em seguida, será apresentado Chico Science Mangue Star, com 47 minutos, que foi produzido pela TV Viva/TV Jornal, apresentando mais especificamente a história do mangueboy. 

Às 17h, tem início uma Roda de Diálogo com os curadores da exposição Manguebeat, que encerra sua temporada no Museu da Cidade neste domingo. A mostra, composta por 25 fotografias desenvolvidas pelos formandos do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, aborda o universo em que Chico Science esteve inserido como, o cotidiano do Recife, o mangue, as cores, a cultura popular, elementos presentes no estilo e na obra no cantor. O bate papo será com a diretora do MCR, Betânia Correia e com a coordenadora do Curso de Fotografia, Renata Victor e da professora da disciplina de Montagem de Portfólio e Curadoria, Germana Soares, ambas da Unicap. 

Logo depois, o fotógrafo Gil Vicente traz o seu olhar sobre Chico Science numa palestra recheada de imagens e histórias. E para encerrar com “chave de ouro” a tarde comemorativa, o Grupo MPB Unicap se apresenta com o “Tributo a Chico Science” apresentando um repertório recheado de grandes sucessos músico pernambucano. Toda a programação tem entrada franca ao público. 

Conheça o Memorial Chico Science - Com a proposta de canalizar todo o universo criativo de Chico e aproximá-lo do público mesmo depois de sua morte, o Memorial Chico Science (Casa 21, Pátio de São Pedro, bairro de São José) oferece de segunda a sexta, das 9h às 17h, um passeio pelo pensamento e obra do eterno mangueboy. O memorial é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

O local foi criado em 2009 com o objetivo de preservar a memória do líder do manguebeat. Baseado na proposta de Chico de promover uma espécie de “antromangue”, que seria um espaço para troca de ideias envolvendo música, tecnologia, artes visuais, cinema, cibercultura, e tudo mais que possa envolver arte. Durante a visitação, o público vivencia a experiência de fazer parte do ambiente cultural em que Chico transitava, numa conexão entre o público e o artista. 

O prédio do Memorial conta com três ambientes. Logo na entrada, o visitante entra em contato com o artista através de fotografias que resgatam sua história, acompanhadas de textos que explicam cada fase da vida de Chico. A infância, a adolescência, passando pelas primeiras experiências com a música, as primeiras bandas, a idealização do mangue com seus amigos Renato L e Hd Mabuse, até o fatídico 2 de fevereiro de 1997, quando um acidente de carro tirou, precocemente, a vida do artista, fazem parte dessa retrospectiva.

Um segundo espaço é chamado de Imersivo. Ele é dedicado a exibição de filmes e documentários sempre ligados as mais diversas formas da arte como música, cinema, poesia, artes visuais, etc. A sala tem a proposta de estimular a produção de áudio visual local, tão defendida por Chico. Durante o mês de novembro acontece a Mostra de Vídeo Arte, com exibições de filmes escolhidos em edital pela organização do Memorial. Tudo em prol da valorização da cultura, do jeito que Chico gostava.  

O terceiro é o ambiente Educativo e reúne obras literárias que influenciaram a vida e obra de Chico Science, bem como outras produções que, de alguma forma, fazem parte das ideias que o artista defendia. São títulos sobre cultura popular, romances, contos, livros de poesia, etc. Também nesta terceira sala, são exibidos registros audiovisuais, com trechos de shows, entrevistas, documentários. Este é um espaço para pesquisa que conta com um rico acervo que ajudam a visualizar a trajetória meteórica do cantor. 

A entrada no Memorial Chico Science é gratuita. Grupos de turistas e alunos podem visitar o espaço mediante agendamento, através do telefone 3355-3158. 

 

Serviço:                                                                  

Comemoração dos 50 anos de Chico Science no Museu da Cidade do Recife

Quando: Domingo, 13 de março

Horário: a partir das 16h

Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

Informações: 3355.3106/3107

Entrada franca