Profissionais de saúde do Recife assistem a palestras sobre microcefalia
Cerca de 180 profissionais da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Recife assistiram, na tarde desta sexta-feira (11), a palestra com o tema ‘Alterações Neurológicas e Reabilitação nas Microcefalias’, no Auditório Capiba, no prédio da Prefeitura. Na ocasião, os servidores discutiram e tiraram dúvidas sobre os casos de microcefalia congênita, causados, possivelmente, por infecção do vírus zika. Uma das palestrantes foi a médica Vanessa Van Der Linden, uma das primeiras a identificar a mudança no padrão de ocorrência da má-formação no Estado.
Neuropediatra, Vanessa Van Der Liden explicou os diversos tipos de microcefalia. A médica falou ainda sobre a sua experiência com os pacientes e apresentou os questionamentos que surgem em campo. Segundo ela, ainda há muitas famílias com dúvidas sobre o problema. “Numa fase inicial, a maioria dos bebês com microcefalia parece normal, a família fica animada, porém alguns pacientes já nascem com problemas neurológicos, como crises convulsivas e irritabilidade”, disse a médica.
Além dela, a terapeuta ocupacional da Rede de Saúde, Flávia Farias, também ministrou palestra sobre reabilitação precoce dos bebês. Para a secretária executiva de Atenção à Saúde, Eliane Germano, o objetivo do encontro foi proporcionar mais informações para que os profissionais estejam mais bem preparados para receber os pacientes. “É muito importante que, neste momento, os nossos servidores se aprofundem no tema que é um dos maiores desafios da saúde pública mundial”, afirmou Eliane.