NOTÍCIAS

Cultura | 27.12.11 - 09h33

Secretaria de Meio Ambiente do Recife fecha postos de combustíveis irregulares nesta terça-feira (27)

A Secretaria de Meio Ambiente do Recife realiza, nesta terça-feira (27), a partir das 8h30, a interdição de quatro postos de combustíveis e o encerramento definitivo das atividades de um estabelecimento do ramo. A ação faz parte da Operação Posto Legal. A equipe de fiscalização partirá da sede da Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Fernando César, 65, na Encruzilhada.

Os cinco postos foram monitorados e autuados nos últimos dois meses por não cumprirem as determinações da legislação ambiental no tocante a documentação obrigatória exigida ou por deficiência estrutural que representa riscos ou danos ao meio ambiente, por exemplo: ilhas de bombas fissuradas ou sem impermeabilização; caixa separadora de água e óleo jogando resíduos diretamente na rede fluvial, ou gasolina e óleo diesel sendo despejados diretamente no solo, gerando riscos para o meio ambiente como a poluição de lençóis freáticos.

Apesar de terem um prazo regulamentar para se adequarem à legislação (entre 10 e 30 dias), os proprietários destes postos não atenderam as determinações estipuladas pela fiscalização. Por isso, a Secretaria do Meio Ambiente fará a interdição (bloqueio das atividades do posto) e, no caso mais grave, o encerramento definitivo da operação.

Balanço - Lançada pela PCR no último mês de setembro, a Operação Posto Legal vistoriou cerca de 85% dos 226 postos de combustíveis do Recife. Até o momento, 118 postos foram notificados, 49 autuados, 16 interditados e um fechado. Outro dado significativo e que reflete o sucesso da campanha é que 15 dos postos interditados se readequaram às exigências da Secretaria de Meio Ambiente e voltaram a funcionar.