Recife assina acordo para combater o trabalho infantil
As ações terão mais intensidade em eventos festivos, como o Carnaval, São João, Festa do Morro da Conceição e Ciclo Natalino
O combate à exploração do trabalho infantil continua a ser tema de grande interesse da gestão do Recife. Por esse motivo, foi assinado, na manhã desta quarta-feira (28), um convênio de cooperação técnica entre o Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC) - órgão da Prefeitura do Recife – e a Secretaria Estadual da Criança e da Juventude. A partir do acordo, pretende-se atuar com mais intensidade nos eventos festivos que fazem parte do calendário recifense, como o Carnaval, São João, Festa do Morro da Conceição e Ciclo Natalino. O ato aconteceu na sede do IASC, bairro de São José.
A ênfase às ações de combate à exploração infantil será permeada, entre outras ações, pela confecção de materiais pedagógicos, ampliação e capacitação de agentes. A atuação destes profissionais, que já desempenham suas funções pela PCR, é direcionada para a sensibilização de pais ou responsáveis e retirada de crianças e adolescentes encontrados em situação de exploração de trabalho, principalmente no comércio informal. Quando a condição é verificada, segundo Melissa Azevedo, diretora de Média Complexidade do Iasc, os menores são encaminhados para espaços daquela instituição, destinados à recreação e/ou descanso. Em caso de negativa, eles são encaminhados ao Conselho Tutelar.
Para Melissa, a partir da formalização do acordo haverá a “ampliação e o fortalecimento do trabalho que é realizado pelo Município, há pelo menos 10 anos, numa forma de prevenir e intervir a exploração infantil que é percebida durante as grandes festas do calendário da Cidade. O alinhamento do Governo do Estado junto à nossa iniciativa, efetivamente aumenta nossa equipe de trabalho e reconhece nossos esforços em prol do bem-estar das nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.
O incremento de recursos humanos e a produção de material pedagógico, a ser distribuído e utilizado nos stands do Iasc, será de responsabilidade do Governo de Pernambuco, que formaliza sua adesão às ações executadas pelo Município. “Temos nos esforçado para apoiar o Iasc, que entendemos como necessário ao monitoramento do combate ao trabalho infantil. Durante as grandes festividades é quando encontramos uma maior exposição de crianças e adolescentes nessa situação. Vamos somar esforços e multiplicar resultados positivos”, disse Bernadete Gondim, gerente de Projetos Especias da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude.
Também participaram da assinatura do acordo representantes do Conselho Tutelar.
Brincadeiras e aprendizagem – É a partir da confecção de jogos educativos com a temática do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que se pretende atingir os menores atendidos pela parceria entre Município e Estado. “Nosso desejo é assegurar a proteção dessas crianças de uma maneira lúdica e pedagógica. Se isso envolve o conhecimento do ECA, é melhor ainda porque envolve o desenvolvimento desses meninos e meninas”, disse Melissa.