Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 23.03.16 - 16h52

Prefeitura habilita mais 88 multiplicadores em prevenção às drogas

Intervenção no território para prevenção do uso e abuso do crack e outras drogas  habilitou mais de 1500 mil pessoas


Para fortalecer a cultura de proteção ao uso e abuso de substâncias psicoativas, mais 88 pessoas receberão certificados de agentes multiplicadores em prevenção às drogas, do projeto Formação Comunitária (FOCO), da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD), nesta quarta-feira (23), às 19h, em Areias. Desta vez, os integrantes da ONG Celeiro de Bambas, os professores da Escola Senador Nilo de Souza Coelho e lideranças não formais do bairro serão habilitados para falar sobre as drogas sem barreiras. Na ocasião, a secretária da pasta, Aline Mariano, entregará, à ONG e à Escola, o selo que reconhece municipalmente os locais como espaços de prevenção às drogas.

De acordo com a técnica da SECOD, Josane Correia, durante o curso foi trabalhada a temática “Aspectos gerais sobre as drogas”, explicando o conceito, uso na humanidade, tipos de drogas e classificação das substâncias psicoativas, bem como os tipos de usuários e legalidade versus ilegalidade. Também foram desmistificados conceitos e foi ressaltado o compromisso com o sigilo e o respeito às singularidades. Durante a formação, mais dois módulos foram lecionados: "Prevenção às drogas e outros cuidados" e "Redução de danos e riscos, território e rede".

“Quando a SECOD chega nos bairros da RPA 5, como Areais, Estância, Totó, Coqueiral, Afogados e Jiquiá, a comunidade já reconhece pelo trabalho que a pasta vem desenvolvendo. Com isso, estabelecemos parcerias com as escolas, ONGs, associações e equipamentos da rede socioassistencial para que eles somem forças ao nosso trabalho”, explica Josane. “Cada turma apresenta um perfil diferenciado com experiências de vida distintas. A cada formação levamos o conteúdo programado e saímos com histórias que nos ensinam para outras aulas e momentos, com novos aprendizados”, finaliza.

A secretária Aline Mariano destaca a importância da participação da sociedade civil no enfrentamento às drogas. "É preciso assumir um papel de protagonismo, abraçar essa responsabilidade social. Se as políticas caminharem juntas, e de forma integrada, têm mais chances de dar certo. A parceria entre sociedade civil e governo é um dos principais componentes para que o trabalho seja desenvolvido em sua plenitude. Assim colheremos bons resultados", enfatizou.