Secretaria de Educação do Recife debate autismo na semana do Movimento Abril Azul
Para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado neste sábado (2), a Secretaria de Educação do Recife preparou uma programação especial para a semana que marca o início do Movimento Abril Azul. De segunda (4) a sexta (8), haverá exibição de filmes, aulas de robótica específica para os estudantes autistas, simpósio sobre o assunto e entrega de 500 tablets com o software Livox, que auxiliará o desenvolvimento da fala dos alunos autistas e outros estudantes da Educação Especial.
A iniciativa faz parte da proposta de inclusão pedagógica da Secretaria de Educação, que conta com 276 estudantes autistas matriculados na rede municipal. Na segunda e na terça (5), serão exibidos filmes sobre o transtorno do espectro autista seguidos de debates no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), na Boa Vista. No primeiro dia, os alunos da rede municipal assistirão a curtas das 9h às 14h. Já na terça, será exibido um longa às 14h - esta última exibição será aberta ao público.
O ponto alto da programação é a quarta-feira (6), às 14h, quando serão entregues, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, 500 tablets com o software Livox. Duzentos e sessenta alunos com autismo e paralisia cerebral que têm dificuldade na fala levarão os tablets com o Livox para casa, para que o equipamento facilite a comunicação com os familiares, alunos e professores. Outros 240 tablets com Livox serão entregues para as 98 escolas que têm salas de recursos multifuncionais, que é onde os professores especializados em Educação Especial atendem individualmente os alunos com deficiência, no contraturno das aulas a que eles assistem nas turmas regulares, com os demais estudantes.
O aplicativo, disponível para Android, tem catálogos de palavras e imagens que são reproduzidas em áudio quando são selecionadas ou digitadas. Os usuários podem relatar emoções, indicar que querem comer, selecionar desenhos, filmes, jogos e músicas. O Livox é testado por um aluno da rede municipal de forma experimental desde 2014. No dia da entrega dos tablets, haverá palestra do analista de sistemas e empresário Carlos Pereira, o pernambucano que desenvolveu o software em 2011, a partir da necessidade dele se comunicar melhor com a filha, Clara Costa Pereira, 8 anos, que tem paralisia cerebral.
Na quinta-feira (7), o foco da programação serão as aulas de robótica específicas para os estudantes autistas, em duas escolas municipais, com o objetivo de estimular a socialização. Os alunos autistas matriculados na rede municipal de ensino do Recife começaram a ter aula de robótica humanoide direcionada especificamente a eles há um ano, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da comunicação e concentração.
Para encerrar a programação, será realizado o 1º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista, na tarde da sexta-feira, na Efaer Paulo Freire.Haverá palestras, abertas ao público, das professoras Elisângela Maria Gomes, especialista em Saúde Mental com ênfase em Transtorno do Desenvolvimento; Ana Cláudia Prazeres, que também é assistente social e especialista em Desenvolvimento Humano, Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva; e Neuma Silva de Siqueira, que também é psicóloga e especialista em Psicopedagogia e em Atendimento Educacional Especializado. O simpósio é aberto ao público.
Programação:
Segunda (04/04)
Exibição de curtas e sensibilização dos estudantes da rede municipal
Horário: Das 9h às 14h
Local: No Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), na Rua Oliveira Lima, n° 824, Boa Vista (antigo Colégio Nóbrega).
Terça (05/04)
Exibição de filme seguida de debate. Aberto ao público
Horário: 14h
Local: Cetec
Quarta (06/04)
Entrega de tablets com Livox para estudantes da rede municipal e para as escolas
Horário: 14h
Local: Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Rua Real da Torre, n° 299, Madalena.
Quinta (07/06)
Aulas de robótica para alunos autistas
Horário: Manhã e tarde
Local: Duas escolas municipais a definir
Sexta (08/04)
1º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Efaer Paulo Freire