Ações educativas da Defesa Civil chegam às escolas municipais do Recife
Até o fim de abril, um total de 1.590 alunos receberá orientações das equipes da Codecir
Com o objetivo de intensificar as ações educativas nas áreas de risco da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), está levando informação aos estudantes da rede municipal de ensino. Nesta terça-feira (27), às 9h, os alunos da Escola Municipal Pintor Lula Cardoso Ayres (Jordão), serão o público-alvo das atividades desenvolvidas pelas equipes do órgão.
As visitas fazem parte da estratégia de comunicação de risco, que visa levar orientações sobre práticas seguras nas áreas de risco, com a intenção de transformar os pequenos cidadãos em agentes multiplicadores nas comunidades onde residem. Até o fim do mês de abril, um total de 1.590 alunos do quarto ao sexto ano, com idade entre 9 e 11 anos, participarão de oficinas promovidas por assistentes sociais e psicólogos da Codecir. Serão visitadas 53 unidades da rede municipal de ensino.
As atividades trazem o tema “Defesa Civil e prevenção de desastres” e procuram levar às salas de aula questões importantes para se entender quais as melhores formas de se evitar problemas quando chegar o período das chuvas. “São orientações básicas sobre como prevenir e evitar os riscos. A intenção é fazer com que essas crianças passem, desde pequenas, a ter uma consciência sobre seu papel no que diz respeito à segurança do lugar onde vivem, e que elas possam multiplicar essas informações entre seus pais, parentes e vizinhos”, explica a coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira.
As oficinas acontecem nos períodos da manhã e da tarde, em turmas com média de 30 crianças e jovens cada uma. Num primeiro momento, as equipes sociais apresentarão, por meio de data-show, um panorama geral do que é a Defesa Civil no Recife e darão orientações sobre práticas seguras nas áreas de risco. Em seguida, os alunos participarão de atividades lúdicas e dinâmicas de conhecimento, sobre tudo o que aprenderam em sala de aula.