Ação de saúde no Parque Treze de Maio marca Dia Nacional de Combate à Hipertensão
Participantes fizeram teste de glicose e aferição de pressão
Cerca de 800 pessoas foram beneficiadas na manhã desta terça-feira (26) durante ação da Secretaria de Saúde do Recife que alerta para os cuidados com a pressão arterial. As atividades, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, começaram às 6h30 da manhã com uma aula promovida pela Academia da Cidade. Em seguida, foram ofertados outros serviços de saúde. À tarde, houve palestra para os profissionais da rede municipal. Na sexta-feira (29), a ação será voltada para servidores no edifício sede da Prefeitura do Recife, às 8h.
Os participantes fizeram teste de glicemia, aferição de pressão arterial e receberam orientações nutricionais. "Eu tenho histórico familiar de hipertensão e preciso me cuidar, gostei muito da ação", disse Ivanildo Gonçalves, 56 anos.
O evento foi uma parceria entre o Centro Médico Ermírio de Moraes (CMEM), a Sociedade Pernambucana de Cardiologia e o Real Hospital Português, que cedeu uma ambulância para ficar de plantão no local durante a manhã.
No período da tarde, o médico cardiologista e diretor médico do CMEM, Silvio Paffer, realizou uma palestra no auditório do Banco Central, abordando assuntos referentes a hipertensão arterial. “A consequência da pressão arterial não controlada dentro da margem estabelecida pode gerar graves danos ao organismo. A participação dos profissionais de saúde da rede é de grande importância, pois são eles que estão em contato com o usuário na ponta. Prezamos pelo bom atendimento”, salientou Paffer.
A médica clínica geral, Ledna Belo, marcou presença e ressaltou a relevância do evento. “É muito bom participar dessas reciclagens, o que mais me chamou atenção foi a melhora da abordagem terapêutica combinada”, disse médica que atende na unidade de saúde da Ilha de Joaneiro.