Varredura contra a dengue chegará ao bairro de Campo Grande nesta quinta-feira
Ação contará com a participação de 210 agentes, além de gerentes e supervisores do Programa de Saúde Ambiental do Recife
Por Tádzio Estevam
A varredura contra o mosquito da dengue no Recife não para. Agora será a vez dos moradores de Campo Grande, Zona Norte do Município, receberem a visita dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces), nesta quinta-feira (1º), durante o mutirão que pretende visitar os cerca de oito mil imóveis do bairro. A ação contará com a participação de 210 agentes, além de gerentes e supervisores do Programa de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde. O ponto de encontro acontecerá a partir das 9h, na praça central do bairro, localizada na Estrada de Belém.
A ação segue o cronograma iniciado desde o início do mês, quando os agentes realizaram o primeiro mutirão no bairro da Cohab, Zona Sul do Recife. Em seguida, a população beneficiada foi a de Nova Descoberta, Zona Noroeste do Município. Agora chegou a vez de Campo Grande que, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria, registrou 54 casos confirmados da doença nos dois primeiros meses do ano.
O mutirão compõe o conjunto de ações previstas no plano de enfrentamento traçado pela secretaria para a diminuição de casos suspeitos e confirmados da doença na Cidade. Por isso, os 135 agentes contratados no início de fevereiro foram convocados para trabalhar na área. Eles se juntarão aos profissionais do Distrito Sanitário II e deverão visitar aproximadamente oito mil imóveis. Durante todo o dia, eles abordarão residências e pontos comerciais da localidade, distribuíndo material informativo, aplicando larvicida biológico e descartando possíveis criadouros do mosquito.
Dicas – O Aedes aegypti deposita seus ovos em depósitos onde exista água parada e sem proteção, como baldes, tonéis, caixas d’água e até lixo. Por isso, é importante que a população cuide, principalmente, dos depósitos de água para consumo, e procure colaborar com os horários de coleta do lixo na região onde mora. Caso a pessoa apresente sintomas como febre e vômito, encontre machas vermelhas pelo corpo ou sinta dores nas articulações e no abdômen, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa o quanto antes.
Quem quiser tirar dúvidas sobre os cuidados com a dengue, pode ligar para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone - 0800.281.1520, de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.