Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 09.05.16 - 20h56

Hospital da Mulher abre as portas nesta terça-feira (10)

O equipamento, considerado a maior unidade de saúde já construída pela Prefeitura do Recife, realizará cerca de 11,8 mil exames e 5 mil consultas por mês  


O Hospital da Mulher do Recife Dra. Maria das Mercês Pontes Cunha (HMR), maior unidade de saúde já construída pela Prefeitura do Recife em toda a sua história, começa a funcionar nesta terça-feira (10).  Instalado em uma área de 30 mil m² e com uma área total construída de 13.348,98 m², localizado na BR-101, no bairro do Curado, o equipamento já abre as portas com capacidade para realizar por mês 11,8 mil exames e 5 mil consultas, sendo 3,5 mil especializadas. O investimento para a obra e aquisição de equipamentos é da ordem de R$ 118 milhões - recursos municipal, estadual e federal.


A unidade inicia seu funcionamento com capacidade para realizar cerca de 180 ultrassons por dia, mais de 67 mil procedimentos por mês, entre eles 400 partos, 250 cirurgias, 350 ressonâncias, 530 tomografias computadorizadas e 300 raios X. Nele, irá funcionar a primeira maternidade de alto risco da cidade, dentre outros atendimentos necessários para garantir a assistência integral à saúde da mulher.


O equipamento tem duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo uma com 10 leitos para bebês e outra com 10 leitos para mulheres, duas Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) com 27 leitos, 16 consultórios especializados (ginecologia, cardiologia, mastologia, endocrinologia, hematologia, psiquiatria, entre outros) e exames de imagem (tomografia, ressonância magnética, ultrassom, raio X, entre outros). A unidade conta com 1.108 profissionais, entre eles 158 médicos; 236 outros profissionais de nível superior; 552 profissionais de nível médio/administrativo; e 162 profissionais de nível fundamental.


Os serviços no Hospital da Mulher serão implantados de forma gradativa, assim como ocorre com todos os hospitais de grande porte, seguindo a lógica da assistência para melhor segurança das usuárias. Para terem acesso aos procedimentos que são realizados no equipamento, as usuárias terão que respeitar o fluxo de marcação estabelecido pelo município, que ocorrem através de um encaminhamento efetuado pelas Unidades de Saúde da Família (USFs ou Upinha) de referência da usuária, que considera ordem cronológica da solicitação e a classificação de risco. Já para o atendimento da maternidade e das urgências de assistência materno infantil, a mulher deve se dirigir a rede de maternidades de baixa complexidade do município (Barros Lima, Arnaldo Marques e Bandeira Filho) e de acordo com o perfil do procedimento e classificação de risco, essas maternidades realizam o encaminhamento para o Hospital da Mulher.


O equipamento, que seria inaugurado na tarde desta segunda -feira (9), teve a solenidade de abertura adiada devido às fortes chuvas que atingem a cidade. No entanto, como já havia sido anunciado, o HMR abrirá suas portas nesta terça-feira (10) para as mulheres do Recife. 

 

Casa das Mães - O Hospital da Mulher do Recife contará ainda com a “Casa das Mães”, uma hospedaria com 20 leitos, onde as mães serão acolhidas quando receberem alta, mas seus bebês continuarem internados após o parto. As mulheres poderão apoiar a recuperação do seu filho e manter o vínculo com o bebê até que ele esteja apto a receber alta hospitalar.

 

Centro de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência - Nesse espaço, as mulheres vítimas de violência terão apoio de uma equipe especializada e formada por vários profissionais  - psicólogo, médico, enfermeiro e assistente social – que prestarão o atendimento multidisciplinar. Além do suporte à mulher, o Centro terá um papel importante ao  empoderar e preparar essas mulheres para romper o ciclo de violência sofrido. Todo o processo de acolhimento terá o cuidado de não expor a vítima.

 

SAMU - O Hospital da Mulher também contará com uma base descentralizada do SAMU 192, a 10ª da cidade, com uma Unidade de Suporte Básico (UBS), Unidade de Suporte Avançada (USA) e seis profissionais. A descentralização dará maior resolutividade ao atendimento com menor tempo de resposta.

 

Alta tecnologia - O Hospital da Mulher do Recife ofertará ampla variedade de exames, abrangendo todo o desenvolvimento da mulher desde sua infância até a fase da melhor idade, com um centro de diagnóstico por imagem, comparado aos grandes hospitais do Brasil. O investimento nesses equipamentos de tecnologia foi da ordem de R$ 25 milhões.

 

As gestantes de alto risco terão acesso a equipamentos adequados ao acompanhamento da gravidez, como o cardiotocógrafo, que permite que o bebê seja monitorado desde a barriga da mãe, até seu nascimento. O bloco cirúrgico dispõe de  06 salas cirúrgicas amplas, equipadas por sistema de climatização com filtros especiais, para realização desde partos cirúrgicos até histeroscopia cirúrgica - diagnóstico de patologias intrauterinas - promovendo grande variedade de procedimentos com segurança e conforto para as pacientes.

 

O primeiro grande hospital da rede pública municipal também contempla um centro de parto humanizado, com quarto com banheira para realização de parto na água. Esses ambientes permitem que a gestante evolua no seu trabalho de parto acompanhada e com toda a infraestrutura e equipamentos necessários para o procedimento.



Equipamentos:

 

Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT)

  •  Tomografia
  •  Patologia Clínica
  •  Eletrocardiografia
  •  Densitometria Óssea
  •  Urodinâmica
  •  Radiologia Convencional e Contrastada
  •  Tococardiografia
  •  Colonoscopia
  •  Ultrassonografia
  •  Ecocardiografia
  •  Endoscopia
  •  Mamografia       

Hospital da Mulher em números:

  •  1.108 profissionais em atuação no pleno funcionamento;
  •  158 médicos;
  •  236 outros profissionais de nível superior;
  •  552 profissionais de nível médio/administrativo;
  •  162 profissionais de nível elementar;
  •  13.348,98 m² de área construída;
  •  150 leitos (internamento)

 

 

Setores

Quantidade

Enfermaria

Alojamento conjunto

54 leitos

Gestação de alto risco

21 leitos

Ginecologia cirúrgica

21 leitos

Mastologia

04 leitos

UCI

Canguru

12 leitos

Convencional

15 leitos

UTI

Neonatal

10 leitos

Adulto

10 leitos

Centro de Parto Normal

03 leitos

TOTAL

150 leitos

 

Outros setores:

 

  • 8 vagas de observação na emergência;
  • 20 vagas da Casa das Mães;
  • 6 salas de cirurgia, sendo três para cirurgias eletivas;
  • 6 vagas de pré-parto;
  • 7 vagas de Sala de Recuperação Pós Anestésica.

 

Especialidades do ambulatório:

 

- Obstetrícia

- Ginecologia (Geral, Climatério, Infanto-puberal, CAF e Colposcopia)

- Clínica Médica

- Nefrologia

- Neonatologia

- Hepatologia

- Infectologia

- Cardiologia

- Mastologia

- Endocrinologia

- Neurologia

- Enfermagem

- Hematologia

- Cirurgia Plástica

- Psicologia

- Uroginecologia

- Psiquiatria

- Assistência Social

- Sexologia

 

Serviços:

 

- Consultório odontológico;

- Salas de vacina, de coleta de exames laboratoriais e de curativos;

- Farmácia;

- Banco de Leite Humano;

- Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT); 

- Serviço de Assistência à População LBT (lésbicas, bissexuais e mulheres transexuais – transgenitalizadas);

- Serviço de Assistência ao Climatério;

- Ginecologia Infanto-puberal;

- Serviço de Pré-Natal de Alto Risco;

- Serviço de Medicina Fetal;

- Serviço de Esterilização Cirúrgica;

- Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência;

- Agência transfusional;

- Ouvidoria.