Heróis e heroínas-mirins animam a Praça do Arsenal
Agremiações infantis fazem o Carnaval da criançada na tarde desta segunda-feira (20)
Por Suzan Vitorino
Colombinas, pierrozinhos, meninos maluquinhos, super-homens, passistas de frevo, palhacinhos e princesas: quem passou no Polo das Fantasias (Praça do Arsenal da Marinha – Bairro do Recife) na tarde de hoje (20), pôde conferir vários heróis e heroínas-mirins, fantasias lúdicas, colorindo o carnaval infantil do Recife. O Balé Brasil Brinquedo, O Urso Zé da Pinga, o Maracatu de BS Piaba de Ouro (mirim) e o Afoxé Alafim Mimi foram algumas das agremiações que se apresentaram para a criançada.
O Balé Brasil Brinquedo apresentou frevo e maracatu com as 26 garotas que formam o grupo. A coordenadora e coreógrafa, Mabel Carvalho, ensaia com as meninas durante todo o ano, na sede do Balé Popular do Recife.“Dá uma trabalheira danada, mas o prazer ainda consegue ser maior”, confessa a coreógrafa.
Já o “Urso Zé da Pinga” encantou as crianças que não paravam de pular e se divertir com brincadeiras como “Estátua” e “Seu rei mandou dizer”. A pequena Lilian dos Santos Bahia, de 9 anos, estava fantasiada de passista e não perdia uma brincadeira. “Adorei o urso, é muito engraçado”, disse.
Mas Carnaval também é coisa séria, sobretudo quando se trata de criança, que são as maiores multiplicadoras dos ensinamentos dos adultos. Por isso a Secretaria de Saúde do Recife não perdeu a chance de ensinar à criançada os perigos da dengue. Servidores explicaram aos pequenos o trabalho dos agentes de saúde e a importância de atendê-los bem em sua casa. “Garrafas pet e pneus não podem juntar água, pois esses lugares são verdadeiros focos da doença”, explicou um agente.