NOTÍCIAS

| 20.02.12 - 06h06

Prefeitura do Recife destina serviços exclusivos para ambulantes e foliões do Polo Ibura

Por Marcos da Silva

Além de pensar numa programação empolgante, a Prefeitura do Recife preparou os polos multiculturais com diversos serviços para quem for acompanhar os shows. No Ibura, a estrutura contou com suporte de serviços de várias secretarias para garantir mais conforto aos foliões.

O Instituto de Assistência Social e Cidadania instalou um quiosque recreativo para o acolhimento dos filhos dos vendedores ambulantes que trabalham nas barracas de lanches e bebidas instaladas dentro do espaço cultural. Na tenda do Iasc, 22 crianças de 3 a 12 anos, foram atendidas na noite deste domingo (19). “Com esta iniciativa, prevenimos o trabalho infantil. Os pais preenchem um cadastro e elas vêm para cá participar das atividades, fazem pintura, colagem, brincam com bambolê, skate e tomam lanche”, destaca a coordenadora do quiosque Wanda França. “Gostei muito daqui. Pintei um desenho do Carnaval e agora estou fazendo uma máscara”, disse Flávio Serafim, de 6 anos.

Outra ação importante é o serviço prestado pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. Três profissionais foram treinados para auxiliar os deficientes que forem brincar o Carnaval nos polos Ibura, Marco Zero e Arsenal. Nesses locais, há banheiros e um espaço reservado para que as pessoas com dificuldade de locomoção assistam as apresentações com tranquilidade.

A Diretoria de Controle Urbano (Dircon), por sua vez, enviou ao Polo Ibura 26 profissionais. Em dois turnos, eles orientam os vendedores ambulantes para que cumpram as normas estabelecidas pelo órgão e fiscalizam o comércio fora do espaço.

Prevenção – A Secretaria de Saúde preparou um número especial com atores para lembrar as pessoas da importância do uso do preservativo nas relações sexuais. No intervalo dos shows, eles sobem ao palco e apresentam uma dramatização. “Estamos visitando todos os polos e polinhos com esta campanha preventiva. Distribuímos camisinhas, gel lubrificante e porta-camisinhas; orientamos as pessoas, inclusive os idosos sobre os cuidados com a saúde e trocamos as garrafas de vidro por recipientes plásticos”,revela o coordenador de DST/Aids, Jamesson Oliveira.

A Guarda Municipal tem seis homens no Polo Ibura. Eles estão responsáveis pelo monitoramento da estrutura de palco, auxiliam os espaços do Iasc e Secretaria de Saúde e cuidam para que patrimônio não seja depredado.

ASSUNTOS: