Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.05.16 - 10h01

O reggae invade a Terça Negra no Pátio de São Pedro

Noite homenageia o ícone do reggae mundial Bob Marley

 

A noite desta terça-feira (17) vai ser especial no Pátio de São Pedro. A partir das 20h, o projeto Terça Negra leva para o centro histórico do bairro de São José uma programação recheada com muito reggae. No palco se apresentam Gabriel Rasta, Favela Reggae e Marlevou, numa noite de celebrações que pretende celebrar o ícone Bob Marley. O projeto Terça Negra é uma realização do Movimento Negro Unificado em parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife e Núcleo de Cultura Afro-Brasileira. 

Robert Nesta Marley, mais conhecido por Bob Marley, nasceu no dia 6 de fevereiro em Nine Mile/Jamaica. O mais conhecido músico de reggae foi cantor, compositor e guitarrista. Suas músicas retratavam os problemas sociais, o movimento rastafári e ideias de paz, igualdade, resistência e amor, entre outros temas. Os problemas da África, como a miséria e o domínio europeu, também foram foco de suas músicas que se transformaram em hinos de luta e defesa da população negra e pobre. Nesta terça, os grupos e cantores que se apresentam no projeto Terça Negra relembram os 35 anos da morte de Bob Marley, completados no último dia 11 de maio.

 

Papo Som – Antes dos shows, os músicos Demir (Favela Reggae) e João (vocalista da banda Marlevou) participam do projeto Papo Som, na sede do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira. A partir das 18h, eles debatem o tema “O Reggae no Recife e a contribuição do Favela Reggae nos seus 25 anos”, numa realização do Núcleo em parceria com a Gerência de Igualdade Racial do Recife. A entrada é franca. O Núcleo fica localizado no Pátio de São Pedro, Casa 34, bairro de São José.