João da Costa lança site sobre trabalho, emprego e renda
Sistema desenvolvido em parceria com o DIEESE disponibiliza ferramenta útil para pesquisadores e gestores
O prefeito do Recife, João da Costa, lançou, na manhã desta sexta-feira (09), uma nova ferramenta virtual que permite o acompanhamento de informações sobre o crescimento do emprego, trabalho e renda, na capital pernambucana. O site, que já está em pleno funcionamento no Portal da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br) e ligado à rede mundial de computadores, pode ser utilizado por qualquer cidadão interessado em tais dados. O ato aconteceu na sala de reuniões do gabinete do gestor, no edifício sede da Prefeitura.
O “Sistema de Informações Geográficas do Mercado de Trabalho e Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda do Município” faz parte do já conhecido projeto “Observatório do Trabalho”, lançado em agosto de 2011, e foi desenvolvido em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). A partir do uso do instrumento, qualquer cidadão poderá ter acesso a mapas interativos, tabelas e políticas públicas voltadas para o setor, inclusive com dados específicos referentes às seis Regiões Político-Administrativas (RPAs). A ferramenta conta, ainda, com glossário de termos técnicos, boletins de amostras mensais, trimestrais e anuais feitos pelo DIEESE, dentre outras informações.
“É um trabalho que cumpre com os nossos objetivos, que são a democratização da informação, permitir à população o acesso aos dados públicos, seja para tomar conhecimento do que acontece, seja para servir como instrumento de decisão. É um instrumento que permite acompanhar o desenvolvimento e crescimento econômico da Cidade”, explicou João da Costa, ao enfatizar que Recife acompanha o crescimento do estado de Pernambuco, uma vez que foi apontada como uma das capitais que mais gera empregos em todo o país.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, o site permite o monitoramento da economia local. “Com o sistema, a Prefeitura amplia a capacidade de análise sobre a temática, com a disponibilidade de dados georreferenciados, com impacto de definição de mobilidade econômica, que se dá em uma Cidade formada por diversas políticas conjuntas e sustentáveis”, afirmou o secretário.
Moderno – Na ocasião, o coordenador de estudos e desenvolvimento do DIEESE, Ademir Figueiredo, enfatizou que o Sistema é um instrumento inovador e moderno “no sentido do tratamento de uma base de dados online, com informações sobre políticas públicas voltadas ao emprego e renda, que permite, tecnicamente, o cruzamento de diversas informações, que facilitam a pesquisa e abrangem um grande número de dados disponíveis para a sociedade”. Uma breve apresentação do Sistema foi realizada pelo economista e técnico daquele órgão, Marcos Souza, que mostrou as ferramentas disponíveis, caracterizando-as como “auto-explicativas e de grande utilidade para pesquisadores e gestores”.
Para o gestor municipal, é necessário desmistificar a ideia de que a Cidade não acompanha o crescimento do estado e, consequentemente, do país. “Recife era conhecida como a capital nacional do desemprego. Nós mudamos isso a partir do crescimento econômico de Pernambuco, e aproveitando as oportunidades para fazer da Cidade, hoje, uma das capitais brasileiras, em números absolutos, que mais gera empregos. Vamos falar agora das grandes oportunidades que existem hoje e permitem que o Recife avance gerando emprego e renda, que é isso que faz com que a gente cuide das pessoas”, finalizou Costa.