Ministro da Saúde conhece programa recifense referência em combate ao crack
Alexandre Padilha visitou pontos com pessoas em situação de vulnerabilidade na noite desta terça e adiantou o repasse de R$ 2 milhões para a construção e reforma de albergues
Acompanhado pela secretária nacional de Segurança Pública, Regina Minc, e pelo secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, desembarcou na capital pernambucana por volta das 23h desta terça (13). Da base aérea, em Boa Viagem, a comitiva seguiu direto para o Centro da cidade para acompanhar o programa Consultório de Rua, criado pela Prefeitura do Recife, que visa ao combate a drogas, em especial, o crack e álcool, junto, principalmente, a pessoas em situação de rua.
A comitiva viu de perto o trabalho de cerca de 30 redutores de danos no horário noturno. O primeiro local visitado foi a Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio. Em seguida, Alexandre Padilha foi até a Praça Maciel Pinheiro (Boa Vista), onde o programa Consultório de Rua faz permanentemente ações junto a moradores de rua. No local, o ministro conversou redutores de danos e com algumas das pessoas em condição de vulnerabilidade.
Padilha elogiou o programa da Secretaria Municipal de Saúde e ressaltou o pioneirismo da ação no Recife. “Estamos acompanhando o trabalho no Recife, que é uma cidade referência no combate ao crack. Trata-se de um programa consolidado e agora são necessárias mais ações combinadas de prevenção, repressão e tratamento envolvendo os três governos (federal, estadual e municipal)”, afirmou o ministro, adiantando que o Ministério garantirá mais R$ 2 milhões para a construção de quatro albergues e requalificação dos quatro existentes.
Para o secretário de Saúde, Gustavo Couto, a visita do ministro e o acompanhamento das ações representam o sucesso do trabalho praticado pela Prefeitura do Recife. “Já atuamos há um ano e quatro meses com o Consultório de Rua, que se tornou referência, chegando a ser estudado em outros estados. É uma ótima notícia essa dada pelo ministro, pois impulsionará nossas ações. Agora, a meta da prefeitura é transformar esses albergues em CAPS 24h (Centro de Atenção Psicossocial), com possibilidades de diversos tratamentos relacionados ao consumo de crack e outras drogas como o álcool”, comemorou o secretário.
Na manhã desta quarta (14), o ministro assina termo de adesão, junto com o prefeito João da Costa e o governador Eduardo Campos, ao programa federal “Crack, é possível vencer”. O ato protocolar acontece no Palácio do Campo das Princesas e tem por objetivo articular melhor os setores da Segurança Pública, Assistência Social e Saúde, no intuito de tornar mais eficaz o combate ao tráfico de drogas, ampliar atividades de prevenção e aumentar a oferta de tratamento aos usuários de crack.