Prefeitura do Recife leva varredura preventiva ao Córrego da Jaqueira
Localidade da Linha do Tiro, na zona norte da cidade, recebeu serviços como colocação de lonas, capinação, limpeza de galerias e ações educativas
O trabalho de prevenção em áreas de risco, realizado pela Prefeitura do Recife, continua a todo vapor. Um mutirão de serviços tomou conta do Córrego da Jaqueira (Linha do Tiro), durante a manhã desta quinta-feira (22). Foi a quarta etapa da varredura preventiva nos morros, que levou ao local um conjunto de ações integradas, que tem o objetivo de preparar a cidade para o período chuvoso. Cerca de 100 profissionais do Município participaram da atividade, que continua durante esta tarde.
As varreduras preventivas fazem parte da Operação Inverno 2012 e percorrerão um total de seis localidades, até a próxima semana. Com esta iniciativa, a Prefeitura tem o objetivo de se antecipar aos efeitos do inverno na cidade, potencializando a proteção nas áreas de risco e promovendo a segurança para quem mora nesses locais. “Nosso objetivo é levar a algumas áreas mais vulneráveis, do ponto de vista do risco, uma série de ações que venham a minimizar possíveis ocorrências durante os meses de chuva mais intensa”, destacou a coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira.
[embed width="500"]http://www.youtube.com/watch?v=WeY7vxu2_pw[/embed]
Assim como em todas as demais localidades que já receberam as varreduras preventivas, no Córrego da Jaqueira foram realizados serviços como colocação de lonas plásticas, capinação e roçagem, limpeza e desobstrução de canaletas, corte de árvores de grande porte, combate à proliferação da dengue e de roedores. Os agentes da Codecir, juntamente com o Programa Parceria nos Morros e membros da Cruz Vermelha, promoveram ações educativas, que levam informação à população das áreas de risco sobre práticas seguras e como proceder em situações de emergência. A Dircon também efetuou autuações de situações irregulares, relacionadas a riscos oferecidos aos moradores do local.
Participam das ações a Codecir, Dircon, Emlurb, Guarda Municipal, CTTU, Iasc, Programa Parceria nos Morros, secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, além da Cruz Vermelha.
Na próxima semana, as varreduras preventivas nas áreas de risco chegam à sua etapa final, em mais duas localidades: 27 de novembro (Ibura), na terça-feira (27); e Ayrton Senna, na quinta-feira (29). As atividades começam sempre às 9h.
Operação Inverno 2012 – Lançada pelo prefeito João da Costa, em fevereiro deste ano, a Operação Inverno 2012 conta com um investimento de R$ 133 milhões, o maior já feito por uma gestão municipal em ações de combate aos efeitos das chuvas na cidade. Estão envolvidas cerca de mil pessoas, entre servidores do Município e parceiros externos, reforçando as atividades contínuas e integradas no combate aos transtornos causados pelas chuvas, em seis meses de trabalho intenso. O trabalho preventivo e permanente nos morros é realizado por meio do Programa Guarda-Chuva. Desde a sua criação até hoje, a Prefeitura do Recife já investiu mais de R$ 452,6 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Tudo isso para tornar mais segura a vida de quem mora nas áreas de morro e alagáveis da cidade.