NOTÍCIAS

Cultura | 24.03.12 - 15h37

João da Costa assina ordem de serviço para obras viárias do Capibaribe Melhor

[caption id="attachment_15401" align="alignleft" width="334" caption="Evento aconteceu no bairro da Iputiga. Foto: Paulo Lopes"][/caption]

Em 18 meses, as zonas Norte e Oeste do Recife vão receber  um complexo de obras de mobilidade urbana.

Em clima de festa, regada com apresentações culturais, o prefeito João da Costa assinou, na manhã deste sábado (24), a ordem de serviço (O.S) de um pacote de ações viárias do Projeto Capibaribe Melhor, desenvolvido pela Empresa de Urbanização do Recife (URB).

O evento aconteceu com a presença de centenas de moradores da área, na Rua Maria de Fátima Soares, bairro da Iputiga, uma das 20 vias que são contempladas pelo projeto. O complexo, que inclui a nova ponte Semiperimetal (Monteiro-Iputinga)  e três subsistemas viários, trará mobilidade urbana e vai integrar de forma plena as regiões norte e oeste do Recife.  Para o pacote de obras, serão investidos R$ 43 milhões com recursos da Prefeitura do Recife (PCR) e do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

O prefeito João da Costa que cumpriu com a agenda deste sábado em meio a uma grande festa organizada pelos moradores do entorno e recebido por uma orquestra de frevo, destacou a importância do empreendimento que acabará com a separação entre duas importantes regiões da cidade. “Assumi o compromisso de romper com a separação entre ricos e pobres, de eliminar o preconceito e principalmente melhorar a vida das pessoas. Com a nova ponte Monteiro-Iputinga, em apenas 5 minutos a população terá acesso aos dois lados do Recife, que hoje é separado pelo Rio”, destacou. João da Costa lembrou ainda que o empreendimento vai mudar o Recife com a valorização dos bairros mais carentes e a construção de novos corredores de ônibus.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157629293895448"]
Para a Presidente da URB, Débora Mendes, o projeto, além de fazer parte de um conjunto de ações de mobilidade urbana, de saneamento e ambientais, resgata a qualidade de vidas das pessoas com beneficio social para cerca de 600 famílias que residem no entorno da área. "Vamos reassentar os moradores com conjuntos habitacionais e indenizações, vamos oferecer dignidade e auto estima  às pessoas que residem nas proximidades, esse é o nosso grande ganho como gestores ", reforçou.

O morador da localidade há 25 anos, Fernando Teixeira, chegou cedo para a cerimônia e foi o exemplo da alegria pelo ponta pé inicial dado para o início das obras. Ele destacou a importância da nova ponte para as comunidades separadas. “Espero participar da inauguração de todo este serviço e será um dia muito feliz. Com a nova ponte terei um acesso rápido até o mercado de Casa Amarela lá do outro lado do Rio”,  lembrou o morador.

A gestora da pasta de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Maria de Biase lembrou que essas obras eram almejadas há muito tempo pela população do Recife. “A ponte Monteiro-Iputinga vai promover integração física, territorial e social e o melhor: ligando diferentes regiões”, reforçou.

Nesta segunda-feira (26), a equipe técnica e os operários da obra estarão a todo vapor na Rua Jornalista Possidônio Cavalcanti para o início da intervenção. O local receberá serviços de drenagem, pavimentação, iluminação, sinalização e acessibilidade, melhorando a infraestrutura local.