Combate à dengue no Recife chega ao setor da construção civil
Capacitação foi oferecida aos técnicos de Segurança do Trabalho das empresas vinculadas ao Sinduscon
Por Tádzio Estevam
A luta contra a dengue no Recife não para. Desta vez, a varredura contra os possíveis focos
[caption id="attachment_15540" align="alignleft" width="334" caption="Prefeitura do Recife estende combate à dengue ao setor da construção civil, em parceria com Sinduscom .Foto: Inaldo Lins"][/caption]do mosquito chegará ao setor da construção civil. Uma força tarefa está sendo programada para que os agentes de saúde ambiental visitem as obras que estão sendo erguidas no Município. O início da ação aconteceu na tarde desta terça-feira (27) durante uma capacitação oferecida aos técnicos de Segurança do Trabalho das empresas vinculadas ao Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon) na sede da instituição, localizada no bairro da Boa Vista.
Na ocasião, a diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeílza Ferraz, acompanhada da supervisora Operacional de Controle e Vigilância Entomológica do Município, Vânia Nunes, ressaltou a importância do tema para os técnicos. “Aqui estão sendo repassadas informações muito importantes para este público. É preciso que eles saibam o que é a doença, como se contrai, o perigo da proliferação do mosquito e os lugares onde ele possa se reproduzir”, disse. Da mesma forma, o vice-presidente do Sinduscon, José Antônio de Lucas Simon, também reforçou a importância da parceria. “Há cinco anos desenvolvemos este trabalho em conjunto com a Prefeitura do Recife”, concluiu.
Aproximadamente 15 profissionais receberam as instruções atentamente. Eles tiveram as noções teóricas sobre o controle vetorial, foram informados sobre as medidas que deverão ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito como vedar caixas d’água, e identificar os possíveis focos do mosquito. Até uma maquete sobre o ciclo evolutivo do Aedes aegypti, larvas vivas e ovos para que os alunos conheçam a realidade que eles irão se deparar nas ruas foi levada ao local.
Após a capacitação, os técnicos e agentes ambientais visitaram uma obra de 15 andares que está sendo construída no bairro das Graças. No local foram feitas as varreduras em caixas d’água, cisternas, lonas e aplicado o larvicida biológico para prevenir a obra dos focos do mosquito.
A técnica Rosicleide Cabral, que também coordena a campanha de segurança do trabalho do sindicato, se mostrou satisfeita com a ação. “É muito comum encontrarmos focos do mosquito nas obras, principalmente quando ela está na fase estrutural (levantamento de vigas, escavação). Mas os operários já estão cientes que a dengue é coisa séria. Por isso sempre facilitam o nosso trabalho junto com os agentes”, comentou.
A partir desta quarta-feira (28), eles cumprirão uma agenda de visitas. Nelas, os técnicos serão acompanhados por Agentes Comunitários de Saúde e Controle de Endemias (Asaces) nas edificações que estão sendo construídas na Cidade, a exemplo dos bairros de Boa Viagem e Rosarinho.