NOTÍCIAS

Cultura | 28.03.12 - 19h27

Jardim São Paulo recebe a última varredura preventiva de 2012

[caption id="attachment_15701" align="alignleft" width="334" caption="Ação encerrou varreduras preventivas nas áreas de risco da cidade. Foto: Luciano Ferreira"][/caption]

As ações acontecem num trecho do Canal Guarulhos, envolvendo diversos órgãos municipais

Encerrando a série de varreduras preventivas nas áreas de risco da cidade, a Prefeitura do Recife promove, nesta quinta-feira (29), um grande mutirão de ações no bairro de Jardim São Paulo. A partir das 9h, sob o comando da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), diversos órgãos municipais estarão na Rua Guarulhos, às margens do principal canal da localidade, promovendo uma verdadeira atividade de conscientização ambiental, que envolverá adultos e crianças. Participam das atividades as secretarias de Educação e de Meio Ambiente, a autarquia Sanear, a Empresa de Limpeza e Urbanização (Emlurb) e representantes do Orçamento Participativo.

Desta vez, a atividade terá a informação como principal ferramenta de conscientização popular. Todas as ações estarão voltadas à orientação dos moradores do local e alunos de escolas municipais, tratando a respeito das questões ambientais e do papel do cidadão para evitar alagamentos durante o período de inverno. A destinação correta do lixo e das águas utilizadas na residência dos moradores, assim como práticas seguras em relação ao lugar onde se vive, incluindo a preservação dos canais e canaletas da cidade. A partir desse mote se desenvolverão as atividades durante toda a manhã.

Essa será a sexta e última varredura promovida pela Prefeitura este ano. A iniciativa faz parte da Operação Inverno 2012 e tem o principal objetivo de se antecipar ao período de chuvas, promovendo um conjunto de ações e serviços de prevenção nas áreas mais suscetíveis. Desde o início de março, uma grande força tarefa municipal percorreu outras cinco localidades. As varreduras já passaram pelos bairros do Alto do Eucalipto, Jordão Alto, Guabiraba, Linha do Tiro e Ibura.

A Codecir contará com equipe de psicólogos e assistentes sociais, que visitarão as residências, conversando com os moradores e distribuindo material informativo, com cartilhas, folders e ímãs de geladeira. Nas publicações distribuídas pelos agentes do órgão, são levadas orientações sobre práticas seguras, evitando, assim, ocorrências como alagamentos. 

Cinco técnicos sociais da autarquia de Saneamento do Recife (Sanear), entre pedagogos, arte educadores e assistentes sociais também vão participar da varredura. Instalados em um toldo nas imediações da ação, eles levarão ao local a Brinquedoteca, com em uma série de atividades lúdicas para crianças de até 12 anos, com temática voltada para a educação sanitária e ambiental.

Entre as brincadeiras oferecidas, estão o “Dominó ambiental”, que trabalha com os pequenos as práticas de uso correto do sistema de esgotamento sanitário; “Entrando pelo cano”, que orienta sobre a desobstrução do esgoto sanitário, e “Cada um no seu quadrado”, abordando a coleta seletiva. Materiais de educação sanitária e ambiental serão distribuídos, como joguinhos de passatempo, adesivos e cartilhas. O objetivo da ação é incentivar a criançada a aprender, desde cedo, a importância de manter sempre limpos os canais, canaletas e as vias de acesso às suas comunidades, contribuindo, como agentes multiplicadores, para práticas conscientes de preservação e prevenção de acidentes durante as chuvas.  

Com o intuito de formar futuros cidadãos conscientes do seu papel em relação à preservação do meio ambiente e na prevenção de alagamentos, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer integrará às ações os alunos do 3º e 4 º ciclos das escolas municipais Primitiva de Barros, Mathias Delgado e Dom Bosco. Elas participarão da Oficina Reaproveitar com Arte, promovida pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). A atividade tem como objetivo atingir o público infantil e incentivar o hábito de reutilização do lixo, principalmente as garrafas PET, um dos maiores vilões do meio ambiente. Reaproveitar o lixo, transformando-o em brinquedos, artigos decorativos e até em arte.

O Reaproveitar com Arte também atua em comunidades cortadas por canais para ensinar a população a transformar o lixo e obedecer ao horário da coleta, evitando o descarte de resíduos na rede de drenagem, e por consequência, alagamentos. O projeto acontece em paralelo com a limpeza do Canal do Guarulhos, que vem sendo executada desde o início de fevereiro deste ano. Além da oficina, a Emlurb realizará mutirões de serviços no entorno do Canal Guarulhos, como capinação, pintura de meio fio, limpeza da rede de galeria e reposição de tampas; e operação tapa-buracos. 

Os alunos também participarão do projeto Educação Ambiental nas Praças e Parques do Recife, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente. Estão programadas duas dinâmicas: a “Pescaria”, onde os participantes pescam o lixo e dejetos do canal; e a dinâmica “Na Pele dos Bichos”, brincadeira educativa em que os participantes assumem o papel dos animais para que pensem na importância de preservar o meio ambiente, em todos os ecossistemas, sob a orientação de arte educadora. Será realizado, ainda, um jogo com o tema “Meio Ambiente” e a distribuição de cartilhas sobre poluição sonora, orientações sobre o tema e como proceder em casos de ocorrência.