PCR incentiva consumo sustentável de energia
Prefeitura do Recife também participa oficialmente da “Hora do Planeta”
Neste sábado (31), acontece o movimento Hora do Planeta, criado pela WWF, uma das maiores redes de ONGs no mundo. Por esse motivo, o prefeito João da Costa incluiu o Palácio Antônio Farias, sede do executivo municipal, entre os prédios que vão apagar as luzes em adesão à ação, participando oficialmente do movimento. A manifestação contra o aquecimento global e suas consequências está marcada para acontecer das 20h30 às 21h30. Recife é uma das 23 capitais do Brasil que participam do ato mundial.
Mas não é só durante este dia que o edifício-sede da PCR demonstra o engajamento da gestão municipal na diminuição do consumo de energia. Diariamente, uma série de ações é executada com o objetivo de evitar o desperdício e, consequentemente, contribuir com o combate aos problemas relacionado às mudanças climáticas e ao aquecimento global.
Uma das atitudes tomadas é o desligamento do ar-condicionado central a partir das 17h. O aparelho é considerado um dos que mais consomem energia no prédio, e o horário das 17h às 20h, o período em que o valor da energia é mais alto. A partir das 19h, também são apagadas as luzes dos andares em que já não há movimento ou pessoas trabalhando. Outras ações estão previstas para reforçar a economia de energia, como a modernização geral da parte elétrica do edifício-sede, com a troca de todos os quadros elétricos e da subestação de energia, e ainda campanhas de conscientização dos funcionários para contribuírem com o combate ao desperdício.
Hora do Planeta – Além do desligamento das luzes do edifício-sede, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), irá realizar ato simbólico no Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade, onde, por cinco minutos, as luzes também serão apagadas. No sábado à noite, o visitante que for ao Parque irá receber velas e tochas, que serão distribuídas por funcionários da SEMAM.