Avenida Abdias de Carvalho terá esquema especial para o feriado da Semana Santa
Melhorias no corredor são garantias de segurança e tranquilidade para os motoristas que vão deixar o Recife rumo ao interior do Estado População aprova intervenções de eliminação de giros à esquerda feitas pela CTTU
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou um esquema especial de monitoramento na principal saída da cidade para a região do Agreste de Pernambuco, a Av. Abdias de Carvalho. Durante esta quinta (05) e sexta-feira (06), um efetivo de 12 agentes de trânsito por dia estará posicionado ao longo da via nos principais corredores para controlar do fluxo de veículos que deve aumentar por conta do período do feriado da Semana Santa.
Desde 17 de março, quando ocorreram as intervenções que eliminaram cinco giros à esquerda, as pessoas que transitam pelo corredor avaliam a mudança como positiva. No cruzamento entre a Av. Abdias de Carvalho e a Rua João Ivo da Silva, os resultados são visíveis, segundo o frentista do posto de combustível localizado em frente ao trecho, Cristiano Moura. “Melhorou demais, a gente via muitos acidentes, depois da mudança, diminuiu muito”, afirmou. O motorista Marco Antônio, 49, também sentiu a melhoria no trânsito. “Do início da Abdias até o Sport, eu gastava até 40 minutos, hoje, estou levando cerca de 20”, comparou.
Em outro trecho modificado, no cruzamento com a Rua Santa Edwiges, os resultados também surpreendem. Segundo o comerciante José Antônio de Moura, que trabalha há três anos em uma loja de conveniência no local a eliminação dos giros diminuiu os transtornos. “Foi muito boa a iniciativa, precisava disso. Era muito ruim porque o trânsito travava constantemente e dificultava a chegada e saída de clientes”, relatou.
No cruzamento da Abdias de Carvalho com a Rua Carlos Gomes, onde também foram eliminados dois giros, a sensação de motoristas e pedestres é de que a via está mais rápida e segura. Para a pesquisadora Elizabeth de Cássia, que circula a pé por parte da Avenida quase diariamente, a travessia dos pedestres também melhorou. “Há obras que ajudam e que precisavam ser feitas, como esta. Melhorou bastante”, disse.
Se entre os comerciantes, pedestres e motoristas da região o resultado já agrada, entre os taxistas, a satisfação é ainda maior. O motivo é o tempo ganho ao evitar as retenções, que eram costumeiras, devido aos giros. “Se perdia muito tempo, porque alguns motoristas seguiam pela faixa da direita e, em cima do cruzamento, atrapalhavam o trânsito para entrar à esquerda. Melhorou bastante o fluxo”, garantiu o taxista Luis José, 52, que trafega pela via constantemente.
A expectativa da CTTU, com o esquema de monitoramento, é de que a circulação seja tranquila para quem decidir sair da cidade, em direção ao interior do estado, utilizando a Avenida Abdias de Carvalho. "As mudanças irão facilitar quem estiver deixando a cidade pela Abdias", reforça o gerente de fiscalização da CTTU, Wagner Rodrigues.
Mudanças - A intervenção, que faz parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, promoveu a eliminação de cinco giros à esquerda, sendo dois no cruzamento com a Rua Carlos Gomes (um em cada sentido da via), um na altura da Rua Santa Edwiges, e dois no cruzamento com a Rua João Ivo da Silva. Além da eliminação dos giros da Abdias de Carvalho. Outra mudança importante foi a criação de um binário entre as ruas Carlos Gomes e Santa Edwiges, que desde o dia 17 tem sentido único de circulação.