Multidão se reúne em Boa Viagem em nome da qualidade de vida
Evento organizado pela Prefeitura do Recife incluiu corrida, caminhada, oficinas culturais e esportivas, feira de orgânicos e muito mais
O Dia da Promoção da Qualidade de Vida foi comemorado em grande estilo pela Prefeitura do Recife, na manhã deste domingo (15), com a participação de mais de mil pessoas nas diversas atividades organizadas pelas equipes da Academia da Cidade. Na celebração da data, foi armada uma estrutura na Avenida Boa Viagem, que ocupou o trecho da orla, entre a Pracinha e o Segundo Jardim.
Como forma de chamar a atenção do público para a importância de cuidar da saúde permanentemente, a mobilização foi animada pela Frevioca e disponibilizou intervenções como aulão de ritmos, de ioga e Lian Gong; brincadeiras na cama elástica; e exercícios na corda bamba. Também foram promovidas orientações sobre prevenção a ataques de animais peçonhentos; feira de alimentos orgânicos; e caminhada supervisionada, entre outras abordagens.
Na terceira edição do evento, um dos destaques foi a estreia da Corrida Entre Amigos, em que cada usuário dos 29 polos da Academia da Cidade foi estimulado a trazer pelo menos um convidado para participar da competição. A programação incluiu ainda apresentação da equipe de arte-educadores do Consultório de Rua, com foco na prevenção ao consumo e à redução de danos pelo uso de álcool, fumo e outras drogas. Além da encenação, os técnicos distribuíram material educativo, camisinhas e sachês de gel lubrificante.
“A cada ano, nossa mobilização é maior, tanto em número de público como de parceiros institucionais, que apóiam e engrandecem a iniciativa. Melhor ainda é conseguirmos atingir o nosso objetivo, de incentivar a população a adotar bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas como forma de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida”, explicou Geanine Barros, gerente da Academia da Cidade.
A cozinheira Marlene Gomes, 53 anos, foi uma das que atenderam ao chamado dos organizadores para a celebração da data. Usuária do polo do programa que funciona no Parque 13 de Maio, em Santo Amaro, ela prestigiou o evento e se engajou na mobilização. “Nunca tive o costume de fazer exercício físico até o cardiologista dizer que eu estava com hipertensão e o colesterol ‘lá em cima’. Ele me indicou caminhada, por isso passei a frequentar a Academia da Cidade. Hoje, vim curtir o evento e meu marido foi fazer feira. Aproveitei para participar do aulão de ritmos e do arrastão da atividade física. Agora, adoro o que faço e só vou parar quando morrer”, afirmou.