NOTÍCIAS

| 18.04.12 - 16h17

PCR e MDS discutem ações para pessoas com deficiência

O Programa BPC Trabalho integra as ações do Plano Viver sem Limite

[caption id="attachment_16758" align="alignleft" width="334" caption="O Programa BPC Trabalho integra as ações do Plano Viver sem Limite. Foto: Irandi Souza"][/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, na manhã desta quarta-feira (18), uma reunião com representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para avaliar as ações do projeto piloto BPC Trabalho. O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) tem como objetivo favorecer o acesso ao trabalho das pessoas com deficiência que são beneficiárias.

As principais atividades do projeto são: identificação dos beneficiários do BPC com deficiência, na faixa etária de 16 a 46 anos, visitas domiciliares, diagnóstico social e encaminhamento aos serviços da assistência social e de outras políticas realizados pelos técnicos do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS; avaliação do potencial de trabalho e acompanhamento das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC e de suas famílias.

O programa é executado pela União em nove municípios do Brasil. No Recife, a expectativa é que os 415 usuários do BPC, moradores das Regiões Político-Administrativas (RPAs) 2 e 3 sejam favorecidos até o final deste ano.  “Escolhemos Recife pelas ações que a capital pernambucana vem desenvolvendo no âmbito da inclusão social. Realizamos a reunião para acompanhar o andamento do projeto e auxiliar a prefeitura no que for preciso”, declara a consultora técnica do MDS, Cleonice Machado,.

Os cursos de capacitação, que acontecerão nos CRAS, serão oferecidos de acordo com a demanda de cada Estado. Segundo a secretária de Assistência Social, Niedja Queiroz, a qualificação dos usuários do BPC é essencial para que haja a inclusão social. “Queremos atender aqueles beneficiários do BPC que tem interesse em trabalhar, mas que encontram muitas dificuldades para superar as barreiras existentes. Damos incentivo à capacitação profissional e à inclusão das pessoas com deficiência no mercado do trabalho”, confirma.

O Programa BPC Trabalho integra as ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, que visa promover a inclusão social e a autonomia da pessoa com deficiência.